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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13650
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Educação feminina batista no nordeste: a ação educacional de Martha Elizabeth Hairston no Seminário de Educadoras Cristãs de Recife (1953-1979) |
Autor(es): | Anjos, Maria de Lourdes Porfírio Ramos Trindade dos |
Primeiro orientador: | Carvalho, Carlos Henrique de |
Primeiro membro da banca: | Goncalves Neto, Wenceslau |
Segundo membro da banca: | Quillici Neto, Armindo |
Terceiro membro da banca: | Nascimento, Ester Fraga Vilas-bôas Carvalho do |
Quarto membro da banca: | Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de |
Resumo: | O presente estudo propõ-se a analisar a contribuição de Martha Elizabeth Hairston para a difusão do seu ideário no Seminário de Educadoras Cristãs, no período de 1953 a 1979. A educação da mulher no Nordeste brasileiro nesse período estava relegada a segundo plano, o que contribuía para aumentar as taxas de analfabetismo no Brasil. A chegada dos missionários norte-americanos e sua política de ensinar a ler e a escrever objetivando a participação do povo nos cultos por meio da leitura da Bíblia e dos cânticos. Essas estratégias permitiram a implantação de escolas primárias, escolas normais e ensino teológico. Martha Hairston assumiu a ETC uma instituição voltada para a educação feminina , tinha por finalidade preparar as moças para trabalhar nas escolas anexas às igrejas, nas escolas batistas, nas igrejas e como missionárias. Portanto, as representações culturais presentes no projeto de Hairston foram diversificadas; sendo assim, foi possível percebê-las nas práticas pedagógicas, no currículo, nas condições materiais de trabalho do corpo docente, na construção do novo prédio, na implantação de novos cursos. Assim, quais representações e quais práticas educativas foram implantadas no ETC/SEC? Que currículo foi escolhido e qual seu objetivo? Qual foi o projeto que Hairston apresentou para a Junta de Richmond e os batistas brasileiros? Em termos metodológicos utilizamos como fontes históricas documentos institucionais, como: relatórios, ofícios, portarias, pareceres e decretos. Recorremos aos jornais, anuário das senhoras, revistas ( A pátria para Cristo, O campo é o mundo, Visão missionária), boletim informativo, prospectos, cartas, telegramas, livros, monografias, dissertações e teses. As categorias analíticas foram as estabelecidas por Chartier: apropriação e representação; Dominique Julia, cultura escolar; e Viñao Frago e Escolano, arquitetura. Constatamos que o SEC era mantido pela Junta de Richmond e pela União Feminina Missionária Batista do Brasil. Nossas análises evidenciaram que Martha Hairston construiu prédios, implantou cursos superiores, fundou a Casa da Amizade e deu visibilidade ao SEC, preparando as moças para desenvolver a obra missionária no Brasil e no mundo. |
Abstract: | This study propose to examine the contribution of Martha Elizabeth Hairston for spreading your ideas in the Seminary of Christian Educators in the period 1953 -1979. The education of women in Northeast Brazil during this period was relegated to the background, which contributed to increasing rates of illiteracy in Brazil . The arrival of American missionaries and their policy of teaching reading and writing - aiming for people's participation in worship by reading the Bible and singing. These strategies have enabled the deployment of primary schools, normal schools and theological teaching. Martha Hairston took the ETC - An institution for female education - was intended to prepare young women to work in the schools attached to churches, schools Baptists , churches and as missionary . Therefore, the cultural representations present in the project Hairston were diversified, thus, it was possible to perceive them in pedagogical practices , curriculum , material conditions of work of the faculty , the construction of the new building , the implementation of new courses. So what representations and what practices were implemented in ETC / SEC? Curriculum that was chosen and what is its purpose? What was the project that Hairston presented to the Board of Richmond and Brazilian Baptists? In methodological terms used as historical sources institutional documents, such as reports, letters , decrees , opinions and decrees . We use the newspaper , yearbook ladies magazines ( The homeland for Christ The field is the world, Vision missionary ) , newsletter , brochures , letters , telegrams , books , monographs , dissertations and theses . The analytical categories were established by Chartier : ownership and representation, Dominique Julia , school culture , and Viñao Frago and Escolano architecture . We note that the SEC was maintained by the Board of Richmond and the Woman's Missionary Union Baptist Brazil. Our analyzes showed that Martha Hairston buildings built , deployed higher education , founded the Friendship House and gave visibility to the SEC , preparing young women to develop missionary work in Brazil and worldwide. |
Palavras-chave: | Historia da educação Cultura escolar Educação protestante Educação feminina batista Missionária norte-americana History of education School culture Education protestant Female education batista U.S. missionary |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | ANJOS, Maria de Lourdes Porfírio Ramos Trindade dos. Educação feminina batista no nordeste: a ação educacional de Martha Elizabeth Hairston no Seminário de Educadoras Cristãs de Recife (1953-1979). 2013. 435 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.64 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.64 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13650 |
Data de defesa: | 5-Jul-2013 |
Aparece nas coleções: | TESE - Educação |
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