Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13648
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Docência universitária online: dimensões didáticas da prática pedagógica
Autor: Calixto, Aldeci Cacique
Primer orientador: Malusá, Silvana
Primer miembro de la banca: Rosalen, Marilena Aparecida de Souza
Segundo miembro de la banca: Silva, Rejane Maria Ghisolfi da
Tercer miembro de la banca: Souza Junior, Arlindo José de
Cuarto miembro de la banca: Melo, Geovana Ferreira
Resumen: O presente estudo teve como objetivo compreender a configuração da prática docente universitária online em relação aos chamados princípios didáticos depreendidos a partir do enfoque Histórico Cultural. A pesquisa teve como contexto os Cursos de Pedagogia a distância no âmbito da UAB nas dezessete IFES vinculadas pelos editais I e II. Os participantes foram professores atuantes ou que atuaram nestes cursos. Numa abordagem qualitativa do problema dois instrumentos de pesquisa foram usados: um formulário de relevância, respondido por 37 professores e entrevista semiestruturada, realizada com sete professores de cinco das dezessete IFES focadas. O estudo se desenvolveu a partir de três questões problematizadoras: (a) Que princípios didáticos podem ser depreendidos das concepções do Enfoque Histórico Cultural? (b) Qual o grau de importância que professores universitários, atuantes em cursos online, atribuem a estes princípios didáticos? (c) Como se configuram a prática docente universitária online e sua relação com os princípios didáticos? Com base na síntese em nas proposições dos autores nacionais Rangel (2005), Castanho (2006), Veiga (2006) e Martins (2006) e dos autores internacionais Klingberg (1978), Danilov (1984), Baranov, Bolotina e Slastioni (1989), Reyes e Pairol (2001) e Nuñez(2009) foi possível construir um quadro de dez princípios didáticos para fundamentação do ensino nomeados de Dimensões Didáticas. Os dados foram construídos a partir de dois eixos de análise: a) As Dimensões Didáticas b) A Configuração da docência online. Quanto ao eixo das Dimensões Didáticas observou-se, a partir dos resultados do formulário, que as dez dimensões construídas tem relevância na prática dos docentes. Entretanto, nem todos os elementos que compõem uma determinada dimensão são igualmente relevantes. Quanto ao eixo de configuração da docência online percebe-se que é uma prática em construção num de processo ressignificação, sem rupturas traumáticas em que dialogam a experiência do presencial e a experiência nos cursos a distâncias.
Abstract: The present study aimed to understand the structure of teaching practice online university in relation to teaching principles called the inferred Focusing on Cultural History. The research has as context the courses by Distance Education in the UAB in seventeen bound by the edicts IFES I and II. Participants were teachers working or who worked in these courses. In order to Haveaqualitative approach to the problem two research instruments were used: a relevant form, answered by 37 teachers and semi-structured interview performed with seven teachers from five of the seventeen IFES focused. The study developed from problematizing three questions: (a) Teaching principles can be inferred from the conceptions of the Cultural Historical Approach? (B) What the degree of importance to academics, working in online courses, attach to these teaching principles? (C) How to configure your teaching online university and its relationship with the teaching principles?Based on the synthesisthe propositions of national authors Rangel (2005), Castanho (2006), Veiga (2006) and Martins (2006) and international authors Klingberg (1978), Danilov (1984), Baranov, Bolotina and Slastioni (1989), Reyes and Pairol (2001) and Nunez (2009) it was constructed a framework with ten principles for teaching school grounds named Dimensions for Teaching. The data were constructed from two lines of analysis: a) Dimensions for Teaching b) Configuration of teaching online. Regarding the axis of Teaching dimensions could be observed from the results of the form, the ten built dimensions of relevance in the practice of teachers. However, not all the elements of a certain size are also relevant. Regarding the axis configuration of online teaching can be realized that it is a practice in Construction process of a new meaning without ruptures in that dialogue the experience of presence and experience in distance learning courses.
Palabras clave: Docência online
Docência universitária
Ensino a distância
Didática
Prática de ensino
Teaching online university
Professores universitários
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: CALIXTO, Aldeci Cacique. Docência universitária online: dimensões didáticas da prática pedagógica. 2012. 215 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2012.51
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2012.51
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13648
Fecha de defensa: 15-jun-2012
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Aldeci Cacique.pdf3.31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.