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dc.creatorFrança, Polyana Imolesi Silveira de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:35:41Z-
dc.date.available2013-04-10-
dc.date.available2016-06-22T18:35:41Z-
dc.date.issued2013-02-19-
dc.identifier.citationFRANÇA, Polyana Imolesi Silveira de. A precarização do trabalho na educação a distância e a subordinação do conhecimento aos imperativos do capital : uma problematização sobre o trabalho do tutor. 2013. 153 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.10por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13640-
dc.description.abstractThe object of this research proposal is contemplated in the line of Labor, Education and Society because it is a study on the issue of casualization of teaching in higher education in the form of distance education and refers to the process of commodification of higher education and especially distance education and the impact on the profession through the subordination of knowledge to the imperatives of capital in the reference period 2000 to 2010. The overall goal of the research is to understand the process of casualization of teaching from the commodification of higher education and especially distance education and the impact on the profession tutor. The other objectives are divided into identifying the extent to which this occurs deprofessionalization teacher education tracking, check occurs as the relaxation of labor relations in HEIs and private or public offering distance education through the processes of recruitment, career planning, execution wages and social guarantees in the form of distance education in reference period 2000 to 2010. The methodology used is based on the use of bibliographic references that deal with the theme, documents and interviews with teachers working in Distance Education in HEIs in the Triangulo Mineiro region. In the case of distance education, the figure of the tutor, although the link between the educational institution and the students, as noted, is undervalued, due to ignorance of the importance of it in the learning process. Before the study it was found that the tutor, in most courses, is the only human contact staff with the student during the teaching. He is a professional who encourages and guides students in learning and to continue on course. It was also perceived as a worrying factor that teaching in distance education is strongly affected by the conditions of work, remuneration, number of students per teacher, lack of labor protection and pedagogical attention. Regarding the regulatory aspect, it is observed that there is instability in the labor and lack pedagogical and regulations with respect to schedules and workloads of work, among other things. Thus, although the distance is regulated in a more general level, it lacks in terms of labor regulations. Unions still vacillating position themselves with regard to the protection of labor rights of professionals involved in this process.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalho e educaçãopor
dc.subjectReestruturação produtivapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectPrecarização do trabalho docente e tutorpor
dc.subjectEducation and laboreng
dc.subjectProductive restructuringeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectTeacher precarious work and tutoreng
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectProfessores universitários - Satisfação no trabalhopor
dc.titleA precarização do trabalho na educação a distância e a subordinação do conhecimento aos imperativos do capital : uma problematização sobre o trabalho do tutorpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lucena, Carlos Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755206Z0por
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopor
dc.description.resumoO objeto dessa proposta de pesquisa encontra-se contemplado na linha de Trabalho, Sociedade e Educação por se tratar de um estudo sobre a questão da precarização do trabalho docente no ensino superior na modalidade da educação a distância e toma como referência o processo de mercantilização da educação superior e em especial da Educação a Distância e o impacto na profissão por meio da subordinação do conhecimento aos imperativos do capital no período referencial de 2000 a 2010. O objetivo geral da pesquisa é entender o processo de precarização do trabalho docente a partir da mercantilização da educação superior e em especial da Educação a Distância e o impacto na profissão do tutor. Os demais objetivos se dividem em identificar em que medida ocorre a desprofissionalização docente nesse seguimento educacional, verificar como ocorre a flexibilização das relações de trabalho em IES privadas e ou públicas que oferecem educação a distância por meio dos processos de contratação, planos de carreira, efetivação das garantias salariais e sociais na modalidade da educação a distância no período referencial de 2000 a 2010. A metodologia usada fundamenta-se na utilização de referenciais bibliográficos que versem sobre a temática, documentos e entrevistas com professores que atuam na Educação a Distância em IES da região do Triângulo Mineiro. No caso da educação a distância, a figura do tutor, apesar de ser o elo entre a instituição de ensino e os alunos, como se percebe, é pouco valorizada, devido ao desconhecimento da importância do mesmo no processo do aprendizado. Diante do estudo realizado constatou-se que o tutor, na grande maioria dos cursos, é o único contato humano pessoal com o aluno durante o ensino. Ele é o profissional que incentiva e orienta o aluno no aprendizado e a continuar no curso. Percebeu-se também como fator preocupante que o trabalho docente na educação a distância está fortemente prejudicado devido às condições de trabalho, remuneração, quantidade de alunos por docente, falta de proteção trabalhista e atenção pedagógica. No que concerne ao aspecto regulamentar, observa-se que há precarização na área trabalhista e pedagógica e que falta regulamentação no que concerne aos horários e às cargas horárias de trabalho, entre outros aspectos. Assim, embora a educação a distância esteja regulamentada num plano mais geral, ela carece de regulamentação em termos trabalhistas. Os sindicatos ainda se posicionam de forma vacilante no que tange à defesa dos direitos trabalhistas dos profissionais envolvidos neste processo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.10-
dc.orcid.putcode81754034-
dc.crossref.doibatchid69b4b03e-9de1-4958-9ec9-1b398c9dbb17-
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