Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13629
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Entre o ideal e o real: a construção do pensamento empresarial uberlandense e seus projetos educacionais para a formação dos trabalhadores
Autor(es): Souza, Luciene Maria de
Primeiro orientador: Lucena, Carlos Alberto
Primeiro membro da banca: Previtalli, Fabiane Santana
Segundo membro da banca: França, Robson Luiz de
Terceiro membro da banca: Silva Junior, João dos Reis
Quarto membro da banca: Sanfelice, José Luís
Resumo: O propósito da tese apresentada foi analisar a construção do pensamento empresarial uberlandense representado pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uberlândia e seus projetos educacionais para a formação dos trabalhadores. O estudo foi desenvolvido com uma ampla pesquisa bibliográfica e um levantamento minucioso de fontes documentais. Através da análise das atas da entidade e artigos de jornais locais foi possível apresentar os projetos políticos, econômicos, sociais e educacionais do empresariado para a cidade de Uberlândia. O acesso às fontes documentais nos permitiu resgatar a história econômica do município vinculando o cenário local com o desenvolvimento do capitalismo em nível nacional e internacional. Diferentemente do discurso oficial de cidade ideal, rica, industrializada, a tese constatou a existência de outra realidade que foi ignorada por contrariar o projeto de cidade, idealizado pela elite econômica local. Por mais que o discurso ideológico insistisse em afirmar a eterna parceria entre capital e trabalho, a realidade histórica demonstrou que Uberlândia vivenciou nas décadas de 1940 a 1960 muitos conflitos de classes e que, na verdade, sua economia destacou-se por sua preponderância agropecuária e comercial, sobretudo no ramo atacadista. A Escola Vocacional e de Aprendizagem Industrial Américo Renê Giannetti foi selecionada como um dos principais projetos educacionais liderados pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uberlândia. O intuito ao analisar a instituição escolar foi apreender a participação e os reais interesses da entidade junto aos poderes políticos locais e estaduais na criação da escola na cidade. As influências do pensamento nacional-desenvolvimentista bem como a adoção dos princípios idortianos/tayloristas de racionalização do mundo do trabalho fizeram-se presentes no cotidiano da Associação. Embora o desejo do empresariado fosse de transformar Uberlândia em Cidade Industrial como referência para toda a região mineira e para o país, a tese demonstrou que a cidade projetada idealizada foi diferente da cidade real.
Abstract: This work aims at analyzing Uberlândia s business thinking development which is represented by the Chamber of Commerce, Industry and Agriculture of Uberlândia, and its educational projects for workers training. The study was developed with an extensive literature search and a detailed survey of documentary sources. Through analysis of the entity s minutes and articles from local newspapers we could present the political, economic, social and educational projects of Uberlândia s entrepreneurs. Access to documentary sources allowed us to recover the city s economic history, linking the local scene to the development of capitalism in national and international level. Unlike the official discourse of the ideal, rich, and industrialized city, the thesis has found another reality that was ignored because it contradicts the city project, conceived by the local economic elite. Despite the ideological discourse that insisted on asserting the eternal partnership between capital and labor, the historical reality has shown that Uberlândia experienced in the decades 1940 to 1960 many conflicts of classes and, in fact, its economy was noted for its preponderance in agriculture and trade, particularly in the wholesale branch. The Vocational School of Industrial Learning Américo Renê Giannetti was selected as a major educational project led by the Chamber. Our objective in analyzing the school was to understand the participation and the real interests of the entity before the political local and state powers in creating the school in the city. The influences of the national-developmental thinking and the adoption of the IDORT/Taylorist principles of rationalization of the working world were present in the daily life of the Association. Although the desire was to transform Uberlândia into an Industrial City as a reference for the state and country, the thesis showed that the city was different from what was projected and idealized for it.
Palavras-chave: Empresariado
Formação dos trabalhadores
Cidade industrial
Entrepreneurship
Workers training
Industrial city
Ensino profissional Uberlândia (MG) História
Uberlândia Condições econômicas
Uberlândia Indústrias História
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SOUZA, Luciene Maria de. Entre o ideal e o real: a construção do pensamento empresarial uberlandense e seus projetos educacionais para a formação dos trabalhadores. 2012. 225 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2012.38
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2012.38
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13629
Data de defesa: 24-Abr-2012
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