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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Políticas de infraestrutura de transportes no Brasil : investimentos, multimodalidade e configuração regional no plano nacional de logística e transporte (PNLT)
Author: Medeiros, Paulo Vinícius Menezes de
First Advisor: Martins, Humberto Eduardo de Paula
First member of the Committee: Silva, Guilherme Jonas Costa da
Second member of the Committee: Lins, Hoyêdo Nunes
Summary: O presente trabalho visa analisar a infraestrutura de transportes no Brasil, com o foco no Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), destacando os investimentos, a matriz e a configuração regional. Para isso, fez-se um levantamento histórico breve das políticas nacionais voltadas para o investimento em infraestrutura de transportes no Brasil. Este Plano tem expressiva importância porque marca o resgate do planejamento de médio e longo prazo do setor no País. Os antecedentes e a natureza do PNLT são apresentados e discutidos à medida que foram englobados os principais modais abarcados no Plano: o hidroviário, o dutoviário e, principalmente, o ferroviário e o rodoviário. O trabalho levantou os aspectos quantitativos e qualitativos da evolução destes modais, utilizando dados do Banco de Informações e Mapas de Transportes (BIT) e da Confederação Nacional do Transporte (CNT), dentre outros, bem como conjunto de investimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) distribuídos por região, considerando a divisão por UFs e regiões. O estudo ratifica a relevância do PNLT para a retomada do planejamento da infraestrutura de transportes no País, identificando um aumento dos investimentos no setor e medidas em prol do reequilíbrio da matriz de transportes em um contexto macroeconômico favorável. Não obstante, não há indícios, a priori, de mudanças relevantes na configuração regional, haja vista a permanência da concentração dos investimentos nas regiões de maior dinâmica econômica.
Abstract: The present work aims at analyzing the transport infrastructure in Brazil, with a focus on the Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), highlighting investments, matrix and regional setting. For this, there was a brief historical survey of facing investment in transport infrastructure in the Brazil national policies. This Plan has significant importance because it marks the rescue of planning in the medium and long term the sector in the country\'s history. The previous and the nature of PNLT are presented and discussed as they were encompassed the main modal encompassed in the plan: the waterway, the pipeline, mainly, rail and road. This paper work up the qualitative and quantitative aspects of the evolution of these modes, using data from the Banco de Informações e Mapas de Transportes (BIT) and the Confederação Nacional de Transporte (CNT), among others, as well as joint investment on Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) distributed by region, considering the division by state and regions. The study confirms the relevance of PNLT to resume planning of transport infrastructure in the country, identifying an increase in infrastructure investments and measures in favor of restoring the transport matrix in a favorable macroeconomic context. Nevertheless, there is no indication, in principle, of relevant changes in the regional setting, given the continuing concentration of investments in regions of higher economic dynamics.
Keywords: Plano Nacional de Logística e Transporte
Planejamento público
Infraestrutura
Desenvolvimento regional
Public planning
Infraestructure
Regional development
Infraestrutura (Economia) - Transporte
Desenvolvimento regional - Brasil
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-graduação em Economia
Quote: MEDEIROS, Paulo Vinícius Menezes de. Políticas de infraestrutura de transportes no Brasil : investimentos, multimodalidade e configuração regional no plano nacional de logística e transporte (PNLT). 2014. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.274
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.274
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13587
Date of defense: 11-Apr-2014
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Economia

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