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dc.creatorMedeiros, Paulo Vinícius Menezes de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:35:28Z-
dc.date.available2015-02-20-
dc.date.available2016-06-22T18:35:28Z-
dc.date.issued2014-04-11-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Paulo Vinícius Menezes de. Políticas de infraestrutura de transportes no Brasil : investimentos, multimodalidade e configuração regional no plano nacional de logística e transporte (PNLT). 2014. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.274por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13587-
dc.description.abstractThe present work aims at analyzing the transport infrastructure in Brazil, with a focus on the Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), highlighting investments, matrix and regional setting. For this, there was a brief historical survey of facing investment in transport infrastructure in the Brazil national policies. This Plan has significant importance because it marks the rescue of planning in the medium and long term the sector in the country\'s history. The previous and the nature of PNLT are presented and discussed as they were encompassed the main modal encompassed in the plan: the waterway, the pipeline, mainly, rail and road. This paper work up the qualitative and quantitative aspects of the evolution of these modes, using data from the Banco de Informações e Mapas de Transportes (BIT) and the Confederação Nacional de Transporte (CNT), among others, as well as joint investment on Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) distributed by region, considering the division by state and regions. The study confirms the relevance of PNLT to resume planning of transport infrastructure in the country, identifying an increase in infrastructure investments and measures in favor of restoring the transport matrix in a favorable macroeconomic context. Nevertheless, there is no indication, in principle, of relevant changes in the regional setting, given the continuing concentration of investments in regions of higher economic dynamics.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlano Nacional de Logística e Transportepor
dc.subjectPlanejamento públicopor
dc.subjectInfraestruturapor
dc.subjectDesenvolvimento regionalpor
dc.subjectPublic planningeng
dc.subjectInfraestructureeng
dc.subjectRegional developmenteng
dc.subjectInfraestrutura (Economia) - Transportepor
dc.subjectDesenvolvimento regional - Brasilpor
dc.titlePolíticas de infraestrutura de transportes no Brasil : investimentos, multimodalidade e configuração regional no plano nacional de logística e transporte (PNLT)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, Humberto Eduardo de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798620Z8por
dc.contributor.referee1Silva, Guilherme Jonas Costa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762560U7por
dc.contributor.referee2Lins, Hoyêdo Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781311H6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4408276J9por
dc.description.degreenameMestre em Economiapor
dc.description.resumoO presente trabalho visa analisar a infraestrutura de transportes no Brasil, com o foco no Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), destacando os investimentos, a matriz e a configuração regional. Para isso, fez-se um levantamento histórico breve das políticas nacionais voltadas para o investimento em infraestrutura de transportes no Brasil. Este Plano tem expressiva importância porque marca o resgate do planejamento de médio e longo prazo do setor no País. Os antecedentes e a natureza do PNLT são apresentados e discutidos à medida que foram englobados os principais modais abarcados no Plano: o hidroviário, o dutoviário e, principalmente, o ferroviário e o rodoviário. O trabalho levantou os aspectos quantitativos e qualitativos da evolução destes modais, utilizando dados do Banco de Informações e Mapas de Transportes (BIT) e da Confederação Nacional do Transporte (CNT), dentre outros, bem como conjunto de investimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) distribuídos por região, considerando a divisão por UFs e regiões. O estudo ratifica a relevância do PNLT para a retomada do planejamento da infraestrutura de transportes no País, identificando um aumento dos investimentos no setor e medidas em prol do reequilíbrio da matriz de transportes em um contexto macroeconômico favorável. Não obstante, não há indícios, a priori, de mudanças relevantes na configuração regional, haja vista a permanência da concentração dos investimentos nas regiões de maior dinâmica econômica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.274por
dc.orcid.putcode81761958-
dc.crossref.doibatchid6bda9598-e242-43c6-81dc-5768926013e9-
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