Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13584
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O curso de Administração de Empresas frente aos novos paradigmas educacionais |
Autor: | Silva, Ana Mônica Beltrão da |
Primer orientador: | Garlipp, José Rubens Damas |
Primer miembro de la banca: | Miotto, Cláudio Luiz |
Segundo miembro de la banca: | Almeida Filho, Niemeyer |
Resumen: | O objetivo da dissertação é refletir sobre o Curso de Administração de Empresas frente à realidade do capitalismo neoliberal, as exigências dos agentes internacionais de financiamento, como FMI e Banco Mundial, que colocam a educação como um mercado educacional . Busca-se mostrar a importância do Curso de Administração de Empresas junto ao mercado de trabalho, frente aos novos paradigmas educacionais. É, ao mesmo tempo, intuito esclarecer que os velhos paradigmas, assentados na autocracia e desconfiança, conformismo e individualismo, usados na administração empresarial, já não se enquadram na realidade atual, que requer novas alternativas que possam ser aplicadas à administração de novos negócios num mundo cada vez mais complexo, globalizado e sob a influência de mudanças radicais promovidas pela Terceira Revolução Industrial, a economia da informação. Isto porque, com a implantação da flexibilidade de tarefas e funções no trabalho, este não mais se articula com uma organização cuja estrutura foi concebida como uma rede de cargos, em que cada posto já foi pré-definido em termos de atribuições e relações hierárquicas. Com o advento da economia globalizada e a forte influência dos avanços dos meios de comunicação e dos recursos de informática, aliados a mudanças de paradigma da ciência, não cabe a insistência em um ensino nas universidades que se caracterize por uma prática pedagógica conservadora, repetitiva e acrítica. Por esta razão é que se propõe mudanças no Curso de Administração da Faculdade Anhanguera, mediante um Projeto Pedagógico em consonância com as exigências da sociedade contemporânea, observando as diretrizes da Lei 9394/98 no que se refere ao ensino superior e as orientações do Conselho Nacional de Administração. À luz desse contexto, o Curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas (FACH), objeto desta dissertação, deve ter como compromisso a formação integral do ser humano, que constitui instrumento de construção da cidadania, de tal sorte que seja possível disseminar a competência humana de fazer-se sujeito na formação de profissionais não apenas competentes, mas responsáveis social e eticamente. |
Abstract: | The objective of the dissertation is to place the Course of Administration of Companies inside of the reality of the neoliberal capitalism, the international agents' of financing demands, FMI and World Bank, that place the education as an educational market, to show the importance of the Course of Administration of Companies in the job market and at the same time, to place him/it front to the new educational paradigms. And to clear that the old paradigms, autocracy and distrust, conformism and individualism used in the managerial administration, no longer they are framed more in current reality, to look for new alternatives and to apply them to the administration of new businesses in a world more and more complex, globalization and under influences of radical changes promoted by the Third Industrial Revolution, the economy of the information. And that, with the implantation of the flexibility of tasks and functions in the work doesn't pronounce with an organization whose structure was conceived as a net of positions, where each position was already per-defined in terms of attributions and hierarchical relationships. And with the coming of the economy globalization and to strong influence of the progresses of the communication means and of the allied computer science resources to changes of paradigm of the science they don't hold a teaching in the universities that you is characterized by a practice pedagogic conservative, repetitive and critical and, for that it is that you intends a change in the Courses of Administration by a Pedagogic Project in consonance with the demands of the contemporary society, observing the guidelines of the Law 9394/98 in what refers to the higher education and the orientations of the National Council of Administration, the Course of Administration of FACH, has as commitment the human being integral formation, that constitutes instrument of construction of the citizenship - the human competence of doing subjects , professionals with social and ethical responsibility professional. |
Palabras clave: | Administração de empresas - Estudo e ensino |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Economia |
Cita: | SILVA, Ana Mônica Beltrão da. O curso de Administração de Empresas frente aos novos paradigmas educacionais. 2005. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13584 |
Fecha de defensa: | 20-dic-2005 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Economia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMBSilvaDISSPRT.pdf | 699.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.