Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13490
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análises comparadas de Brasil, China e Índia
Autor(es): Fontes, Carlos Henrique Cássia
Primeiro orientador: Almeida Filho, Niemeyer
Primeiro coorientador: Vieira, Flavio Vilela
Primeiro membro da banca: Matos, Vitor Alberto de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar se a hipótese de desigualdade na distribuição mundial de riqueza, pertencente à teoria da dependência, tem validade no período 1989-2003. Paralelamente, investiga-se também a hipótese da convergência, referente aos modelos neoclássicos de crescimento. Para tanto, foram realizadas comparações entre as taxas de crescimento do PIB e as performances econômicas comparativas de Brasil, China, Índia, e os países que formam o núcleo orgânico do capitalismo. À medida que o estudo evolui, e é constatado o forte crescimento da economia chinesa, a comparação limita-se aos três países periféricos, através das seguintes séries temporais: variação anual do PIB, formação bruta de capital fixo, investimento direto estrangeiro, fluxo de capitais privados, grau de abertura comercial, pautas de exportações e importações, e exportações de produtos de alta tecnologia. Nesta etapa avalia-se também alguns pressupostos dos modelos neoclássicos de crescimento. E finalmente são avaliados os efeitos de algumas reformas de política econômica, implementadas por estes países entre os anos 80 e 90, e sua aderência (ou não) aos itens do Consenso de Washington. Foi constatado que a desigualdade mundial persiste no período em questão, colocando em dúvida a hipótese neoclássica de convergência. Além disso, constatouse também que o expressivo desempenho econômico chinês deveu-se principalmente à adoção de políticas governamentais intervencionistas, contrariando a agenda do Consenso de Washington.
Palavras-chave: Riqueza
Distribuição econônica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-graduação em Economia
Referência: FONTES, Carlos Henrique Cássia. Análises comparadas de Brasil, China e Índia. 2007. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13490
Data de defesa: 8-Fev-2007
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Henrique C.pdf313.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.