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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Atropelamento de vertebrados, hotspots de atropelamentos e parâmetros associados, BR-050, trecho Uberlândia-Uberaba.
Author: Carvalho, Carine Firmino
First Advisor: Marçal Junior, Oswaldo
First coorientator: Custódio, Ana Elizabeth Iannini
First member of the Committee: Leiner, Natalia Oliveira
Second member of the Committee: Bager, Alex
Summary: As estradas impactam o ambiente de diversas formas. No Brasil, um dos impactos das estradas ao ambiente mais estudado é o atropelamento da fauna. Estima-se que morrem 475 milhões de animais atropelados por ano. Por isso, é preciso estabelecer medidas para mitigar os atropelamentos da fauna, como passagens de fauna e telamento da rodovia. Através de dados de posição geográfica dos atropelamentos, é possível estabelecer locais prioritários para o estabelecimento de medidas de mitigação (hotspots). Nesse contexto, o objetivo geral do trabalho foi: levantar os grupos de vertebrados atropelados no trecho Uberlândia-Uberada da BR-050, identificando a ocorrência e localização de hotspots de atropelamentos. O monitoramento foi semanal durante um ano, com um total de 8064 km percorridos em 42 viagens. O veículo seguiu com velocidade de 60 km/h. Foram encontrados 690 vertebrados atropelados. Destes, 482 (70%) foram mamíferos, 145 (21%), aves, 56 (8%), répteis, 7 (1%), anuros. Do total de vertebrados atropelados, 113 (16,3%) indivíduos não foram identificados em nível de espécie. A taxa de atropelamento de animais por ida a campo na BR-050, trecho Uberlândia-Uberaba, foi de 0,086 (±0,029) indivíduos/km/dia. Não ocorreu a tendência para a suficiência amostral na maioria das classes amostradas. Foi encontrada diferenças nas taxas de atropelamentos entre as estações seca e chuvosa para: vertebrados silvestres, de répteis, Boa constrictor amarali, Euphractus sexcinctus e Cariama cristata. A taxa mensal de atropelamentos de répteis aumentou com o aumento da temperatura e da precipitação total mensal. A taxa mensal de atropelamentos de vertebrados silvestres aumentou com o aumento da umidade relativa do ar e da precipitação total mensal. Foram encontradas agregações de atropelamentos para vários grupos e espécies. A localização das agregações de atropelamentos parecem estar relacionadas aos hábitos das espécies ou grupos. As agregações de atropelamentos de mamíferos silvestres parecem ser diferentes daquelas de mamíferos domésticos. A localização dos atropelamentos de mamíferos silvestres não é um bom preditor para a localização dos atropelamentos das espécies mais abundantes de mamíferos, répteis e aves. Então, é necessário investigar os hotsposts de atropelamentos de todos esses grupos separadamente. Sugere-se que medidas que visem mitigar os atropelamentos da fauna sejam executas.
Abstract: Roads impact the environment in several ways. In Brazil, one of the impacts of roads in the environment most studied is wildlife roadkill. It is estimated that 475 million of animals die over a year. Therefore, it is necessary to establish measures to mitigate wildlife roadkill, such as wildlife passages and fencing the highway. Using data from wildlife roadkill, it is possible to establish priority sites for the establishment of mitigation measures (hotspots). In this context, the main objective of this work was to raise the roadkill of vertebrate groups in the stretch Uberlândia-Uberada of the BR-050, identifying the occurrence and location of roadkill hotspots. The study area was a stretch of the BR-050 between Uberlândia-Uberaba. The monitoring was performed weekly during one year, with a total of 8064 km covered in 42 trips. The vehicle followed with a speed of 60 km/h. It was found 690 vertebrates killed by collisions with vehicles. Of these, 482 (70%) were mammals, 145 (21%) birds, 56 (8%) reptiles, 7 (1%), frogs. From the total of wild vertebrates killed, 113 (16.3%) individuals were not identified in the species level. The rate of animals roadkill per trip in the BR-050, stretch Uberlândia-Uberaba, was 0.086 (± 0.029) individuals/km/day. There wasn t a tendency for sample sufficiency in most of the sampled classes. It was found differences in the roadkill rate between the seasons wet and dry for: wild vertebrates, reptiles, Boa constrictor amarali, Euphractus sexcinctus, and Cariama cristata. The monthly rate of reptile roadkill increased with increasing temperature and total monthly precipitation. The monthly rate of wild vertebrates roadkill increased with increasing relative humidity and total monthly precipitation. It was found aggregations of roadkill in many groups and species. The location of roadkill aggregations seem to be related to the habits of the species or groups. Wild mammals aggregations roadkill appear to be different from those of domestic mammals. The location of wild mammals roadkills is not a good predictor for the location of the roadkill of the most abundant species of mammals, reptiles and birds. So, it is necessary to investigate the roadkill hotspots all these groups separately. It is suggested that mesures to mitigate the wildlife roadkill be taken.
Keywords: Ecologia de Estradas
Agregações de atropelamentos
Medidas de mitigação
Road Ecology
Roadkill aggregations
Mitigation measures
Animais silvestres
Animais - Acidentes
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Biológicas
Program: Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais
Quote: CARVALHO, Carine Firmino. Atropelamento de vertebrados, hotspots de atropelamentos e parâmetros associados, BR-050, trecho Uberlândia-Uberaba.. 2014. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13412
Date of defense: 25-Feb-2014
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ecologia e Conservação de Recursos Naturais

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