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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12562
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Formalização e validação de aplicações de captura e acesso em ambientes educacionais ubíquos |
Autor: | Ribeiro, Taffarel Brant |
Primer orientador: | Cattelan, Renan Gonçalves |
Primer miembro de la banca: | Soares, Michel dos Santos |
Segundo miembro de la banca: | Dorça, Fabiano Azevedo |
Tercer miembro de la banca: | Bulcão Neto, Renato de Freitas |
Resumen: | A Captura e Acesso é um tema de pesquisa recorrente da Computação Ubíqua, que versa sobre a possibilidade de se registrar uxos de conteúdo multimídia para posterior disponibilização e acesso. No âmbito acadêmico, seu uso permite a automatização de atividades educacionais, colaborando com processos de ensino e aprendizagem e criando Ambientes Educacionais Ubíquos. Nesse contexto, esta pesquisa buscou realizar a formaliza ção do uxo interativo e a validação da aplicabilidade de uma plataforma educacional ubíqua denominada Classroom eXperience (CX), implantada na Faculdade de Computa- ção da Universidade Federal de Uberlândia. Durante a formalização, criou-se uma linguagem para a especicação de uxos interativos Web baseada em Redes de Petri Coloridas, que foi empregada para a modelagem do sistema. Posteriormente, o modelo concebido foi vericado por meio de um grafo de alcançabilidade e validou-se a eciência da linguagem utilizando-se questionários para usuários e entrevistas com especialistas. Para a validação do CX, turmas de cursos de graduação e pós-graduação foram investigadas no decorrer de quatro semestres letivos. Variáveis de assiduidade, desempenho e impressões de usuários foram coletadas e analisadas empregando-se, quando pertinente, técnicas estatísticas para a certicação dos dados obtidos. Como resultado, o uso do sistema propiciou maiores aumentos de desempenho entre turmas de graduação que na pós-graduação. A frequência dos alunos de ambas as vertentes não sofreu mudanças expressivas entre turmas que tiveram ou não contato com a aplicação. Professores que empregaram o CX no cotidiano sentiram-se conantes ao fazer seu uso, demonstrando interesse em utilizá-lo com maior frequência e recomendá-lo para colegas. Alunos informaram que prestaram mais atenção nas explicações dos docentes que usaram o sistema durante as aulas, justicando que não precisaram anotar tudo o que foi escrito e puderam concentrar-se no conteúdo exposto. Além disso, declararam que a gravação das aulas não os desestimulou a frequentarem as disciplinas presencialmente, encorajando-os a estudarem mais. |
Abstract: | Capture and Access is a recurring theme of research in Ubiquitous Computing, which deals with the possibility of recording multimedia streams to later provision and access. In academic scope, its use allows the automation of educational activities, collaborating with teaching and learning processes and creating Ubiquitous Learning Environments. In this context, this study aimed to formalize the interactive ows and validate the applicability of a ubiquitous learning platform called Classroom eXperience (CX), located at the Faculty of Computing in Federal University of Uberlândia. During the formalization, we created a language for specifying interactive Web ows based on Colored Petri Nets, which was used for modeling the system. Subsequently, the designed model was veried with a graph of reachability and the language eciency was validated using questionnaires for users and interviews with experts. For CX\'s validation, groups of undergraduate and graduate students were investigated over four semesters. Variables such as user attendance, performance and impressions were collected and analyzed employing statistical techniques for data certication, when appropriate. As a result, the system usage resulted in higher performance increases among undergraduate than graduate students. Their attendance suered no signicant changes between those who had or not contact with the application. Teachers who employed CX in daily activities felt condent while making its use, showing interest in using it more often and recommending the system to colleagues. Students reported they paid more attention to teachers\' explanations who used the application during classes, justifying they did not need to annotate everything written by the instructor and could concentrate on content displayed. In addition, they declared that content recording did not discourage their attendance, but incited them to study more. |
Palabras clave: | Computação ubíqua Captura e acesso Métodos formais Modelagem de software Validação de aplicações educacionais Ambientes educacionais ubíquos Ubiquitous computing Capture and access Formal methods Software modeling Validation of educational applications Ubiquitous learning environments Tecnologia da informação - Educação Automação - Educação Ensino à distância |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Exatas e da Terra |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação |
Cita: | RIBEIRO, Taffarel Brant. Formalização e validação de aplicações de captura e acesso em ambientes educacionais ubíquos. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.386 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.386 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12562 |
Fecha de defensa: | 7-ago-2014 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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