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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Formalização e validação de aplicações de captura e acesso em ambientes educacionais ubíquos
metadata.dc.creator: Ribeiro, Taffarel Brant
metadata.dc.contributor.advisor1: Cattelan, Renan Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Michel dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Dorça, Fabiano Azevedo
metadata.dc.contributor.referee3: Bulcão Neto, Renato de Freitas
metadata.dc.description.resumo: A Captura e Acesso é um tema de pesquisa recorrente da Computação Ubíqua, que versa sobre a possibilidade de se registrar uxos de conteúdo multimídia para posterior disponibilização e acesso. No âmbito acadêmico, seu uso permite a automatização de atividades educacionais, colaborando com processos de ensino e aprendizagem e criando Ambientes Educacionais Ubíquos. Nesse contexto, esta pesquisa buscou realizar a formaliza ção do uxo interativo e a validação da aplicabilidade de uma plataforma educacional ubíqua denominada Classroom eXperience (CX), implantada na Faculdade de Computa- ção da Universidade Federal de Uberlândia. Durante a formalização, criou-se uma linguagem para a especicação de uxos interativos Web baseada em Redes de Petri Coloridas, que foi empregada para a modelagem do sistema. Posteriormente, o modelo concebido foi vericado por meio de um grafo de alcançabilidade e validou-se a eciência da linguagem utilizando-se questionários para usuários e entrevistas com especialistas. Para a validação do CX, turmas de cursos de graduação e pós-graduação foram investigadas no decorrer de quatro semestres letivos. Variáveis de assiduidade, desempenho e impressões de usuários foram coletadas e analisadas empregando-se, quando pertinente, técnicas estatísticas para a certicação dos dados obtidos. Como resultado, o uso do sistema propiciou maiores aumentos de desempenho entre turmas de graduação que na pós-graduação. A frequência dos alunos de ambas as vertentes não sofreu mudanças expressivas entre turmas que tiveram ou não contato com a aplicação. Professores que empregaram o CX no cotidiano sentiram-se conantes ao fazer seu uso, demonstrando interesse em utilizá-lo com maior frequência e recomendá-lo para colegas. Alunos informaram que prestaram mais atenção nas explicações dos docentes que usaram o sistema durante as aulas, justicando que não precisaram anotar tudo o que foi escrito e puderam concentrar-se no conteúdo exposto. Além disso, declararam que a gravação das aulas não os desestimulou a frequentarem as disciplinas presencialmente, encorajando-os a estudarem mais.
Abstract: Capture and Access is a recurring theme of research in Ubiquitous Computing, which deals with the possibility of recording multimedia streams to later provision and access. In academic scope, its use allows the automation of educational activities, collaborating with teaching and learning processes and creating Ubiquitous Learning Environments. In this context, this study aimed to formalize the interactive ows and validate the applicability of a ubiquitous learning platform called Classroom eXperience (CX), located at the Faculty of Computing in Federal University of Uberlândia. During the formalization, we created a language for specifying interactive Web ows based on Colored Petri Nets, which was used for modeling the system. Subsequently, the designed model was veried with a graph of reachability and the language eciency was validated using questionnaires for users and interviews with experts. For CX\'s validation, groups of undergraduate and graduate students were investigated over four semesters. Variables such as user attendance, performance and impressions were collected and analyzed employing statistical techniques for data certication, when appropriate. As a result, the system usage resulted in higher performance increases among undergraduate than graduate students. Their attendance suered no signicant changes between those who had or not contact with the application. Teachers who employed CX in daily activities felt condent while making its use, showing interest in using it more often and recommending the system to colleagues. Students reported they paid more attention to teachers\' explanations who used the application during classes, justifying they did not need to annotate everything written by the instructor and could concentrate on content displayed. In addition, they declared that content recording did not discourage their attendance, but incited them to study more.
Keywords: Computação ubíqua
Captura e acesso
Métodos formais
Modelagem de software
Validação de aplicações educacionais
Ambientes educacionais ubíquos
Ubiquitous computing
Capture and access
Formal methods
Software modeling
Validation of educational applications
Ubiquitous learning environments
Tecnologia da informação - Educação
Automação - Educação
Ensino à distância
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas e da Terra
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Citation: RIBEIRO, Taffarel Brant. Formalização e validação de aplicações de captura e acesso em ambientes educacionais ubíquos. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12562
Issue Date: 7-Aug-2014
Appears in Collections:PPGCC - Mestrado em Ciência da Computação

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