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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Modelagem e análise de video games usando as workflow nets e a lógica linear
Autor(es): Oliveira, Guilherme Willian de
Primeiro orientador: Julia, Stéphane
Primeiro membro da banca: Soares, Michel dos Santos
Segundo membro da banca: Silva, Jose Reinaldo
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma abordagem baseada nas WorkFlow nets e na Lógica Linear para o processo de criação de video games. A ideia principal consiste em representar os cenários existentes numa quest por meio de um tipo particular de redes de Petri chamadas WorkFlow nets. Um tipo de análise qualitativa com base nas árvores de prova da lógica linear pode então ser realizada a m de provar a propriedade soundness que corresponde a uma quest consistente do ponto de vista do jogo. A análise quantitativa preocupa-se com o planejamento do tempo de jogabilidade de uma quest. Ela se basea numa versão t-temporal das WorkFlow nets e no cálculo de datas simbólicas derivadas do cálculo dos sequentes da lógica linear. Uma versão estendida das WorkFlow nets que autoriza a inclusão de recursos discretos é considerada. Tais recursos representam os diversos itens que o jogador pode encontrar durante as missões do jogo. Em particular, é mostrado o efeito de se usar tais recursos no modelo de rede de quest que representa a integralidade dos cenários de quests do jogo. Partes do jogo The Legend of Zelda: Oracle of Ages são usadas a m de ilustrar a abordagem proposta.
Abstract: The objective of this work is to present an approach based onWorkFlow net and Linear Logic for the design process of video games. The main idea consists of representing the scenarios existing at a quest level by a particular type of Petri net called WorkFlow net. A kind of qualitative analysis based on the proof trees of linear logic can then be performed in order to prove the correctness of the soundness property which corresponds to a consistent quest from the point of view of the game. The quantitative analysis is concerned with the planning of the gameplay time of a quest. It is base on version of t-time WorkFlow nets and symbolic date calculation derived from the sequent calculus of linear logic. An extended version of the WorkFlow nets which allows the inclusion of discrete resources permits representing in a formal way, the dierent items that the player can nd and use during the quests of the game. Parts of the game The Legend of Zelda: Oracle of Ages are used to illustrate the proposed approach.
Palavras-chave: Rede de petri
Lógica linear
Workow net
Soudness
Video games
Petri net
Linear logic
Workow net
Soundness
Software - Desenvolvimento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Referência: OLIVEIRA, Guilherme Willian de. Modelagem e análise de video games usando as workflow nets e a lógica linear. 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.124
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.124
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12536
Data de defesa: 29-Fev-2012
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