Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12499
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Adaptive-Moodle: Adaptatividade e Interoperabilidade em Ambientes de e-learning utilizando Tecnologias da Web Semântica |
Author: | Mota, José dos Reis |
First Advisor: | Fernandes, Márcia Aparecida |
First member of the Committee: | Cardoso, Alexandre |
Second member of the Committee: | Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da |
Summary: | Sistemas adaptativos no domínio de e-learning são aqueles capazes de adaptar o conteúdo e o modo de apresentação de acordo com o perfil de um determinado usuário ou grupo de usuários. Esses sistemas, geralmente, mantêm-se no contexto de pesquisas acadêmicas e são pouco utilizados em situações reais. Por outro lado, os ambientes de e-learning que apresentam uma plataforma completa de recursos e ferramentas disponíveis são largamente utilizados pelas instituições de ensino, mas não são adaptativos. Neste trabalho, propõe-se uma forma de integrar esses dois tipos de sistemas, com o objetivo de aproveitar as vantagens de ambos, ou seja, a adaptatividade de um, somado à abrangência de utilização de outro. Com base nessa proposta, foi projetada a integração entre um sistema adaptativo inteligente ao ambiente Moodle e implementou-se um agente que realiza essa integração, sem impacto na estrutura de cursos existente no ambiente. Além disso, projetou-se e implementou-se um sistema adaptativo baseado em ontologias e em padrões para e-learning. Com isso, espera-se contribuir para tornar os ambientes de e-learning mais adequados a propiciar uma aprendizagem significativa, ao considerar as necessidades específicas de cada estudante, assim como facilitar a criação de cursos ao possibilitar o compartilhamento de recursos de aprendizagem entre diferentes sistemas, por meio de tecnologias da web semântica. |
Abstract: | Adaptive systems in the field of e-learning are those capable of adapting the content and mode of presentation according to the profile of a particular user or user group. These systems generally remain in the context of academic research and are rarely used in real situations. Moreover, the e-learning environments that present a complete platform of tools and resources available are largely used by educational institutions, but are not adaptive. We propose to integrate these two types of systems, aiming to take advantage of both - adaptivity coupled with the scope of use of e-learning environments. Therefore, we describe the implementation of an agent that integrates an intelligent adaptive system with the e-learning environment Moodle. Furthermore, we design and implement an adaptive system based on ontologies and e-learning standards. We hope to contribute to making e-learning environments best suited to provide meaningful learning, as well as to facilitate the creation of courses, to enable the sharing of learning resources between different systems through semantic web technologies. |
Keywords: | Adaptatividade Interoperabilidade Web semântica Inteligência artificial Adaptivity E-learning Interoperabiliby Semantic web Artificial intelligence Inteligência artificial Web semântica |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Exatas e da Terra |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação |
Quote: | MOTA, José dos Reis. Adaptive-Moodle: Adaptatividade e Interoperabilidade em Ambientes de e-learning utilizando Tecnologias da Web Semântica. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12499 |
Date of defense: | 9-Sep-2010 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Diss jose.pdf | 3.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.