Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12499
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Adaptive-Moodle: Adaptatividade e Interoperabilidade em Ambientes de e-learning utilizando Tecnologias da Web Semântica
Autor: Mota, José dos Reis
Primer orientador: Fernandes, Márcia Aparecida
Primer miembro de la banca: Cardoso, Alexandre
Segundo miembro de la banca: Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da
Resumen: Sistemas adaptativos no domínio de e-learning são aqueles capazes de adaptar o conteúdo e o modo de apresentação de acordo com o perfil de um determinado usuário ou grupo de usuários. Esses sistemas, geralmente, mantêm-se no contexto de pesquisas acadêmicas e são pouco utilizados em situações reais. Por outro lado, os ambientes de e-learning que apresentam uma plataforma completa de recursos e ferramentas disponíveis são largamente utilizados pelas instituições de ensino, mas não são adaptativos. Neste trabalho, propõe-se uma forma de integrar esses dois tipos de sistemas, com o objetivo de aproveitar as vantagens de ambos, ou seja, a adaptatividade de um, somado à abrangência de utilização de outro. Com base nessa proposta, foi projetada a integração entre um sistema adaptativo inteligente ao ambiente Moodle e implementou-se um agente que realiza essa integração, sem impacto na estrutura de cursos existente no ambiente. Além disso, projetou-se e implementou-se um sistema adaptativo baseado em ontologias e em padrões para e-learning. Com isso, espera-se contribuir para tornar os ambientes de e-learning mais adequados a propiciar uma aprendizagem significativa, ao considerar as necessidades específicas de cada estudante, assim como facilitar a criação de cursos ao possibilitar o compartilhamento de recursos de aprendizagem entre diferentes sistemas, por meio de tecnologias da web semântica.
Abstract: Adaptive systems in the field of e-learning are those capable of adapting the content and mode of presentation according to the profile of a particular user or user group. These systems generally remain in the context of academic research and are rarely used in real situations. Moreover, the e-learning environments that present a complete platform of tools and resources available are largely used by educational institutions, but are not adaptive. We propose to integrate these two types of systems, aiming to take advantage of both - adaptivity coupled with the scope of use of e-learning environments. Therefore, we describe the implementation of an agent that integrates an intelligent adaptive system with the e-learning environment Moodle. Furthermore, we design and implement an adaptive system based on ontologies and e-learning standards. We hope to contribute to making e-learning environments best suited to provide meaningful learning, as well as to facilitate the creation of courses, to enable the sharing of learning resources between different systems through semantic web technologies.
Palabras clave: Adaptatividade
Interoperabilidade
Web semântica
Inteligência artificial
Adaptivity
E-learning
Interoperabiliby
Semantic web
Artificial intelligence
Inteligência artificial
Web semântica
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Cita: MOTA, José dos Reis. Adaptive-Moodle: Adaptatividade e Interoperabilidade em Ambientes de e-learning utilizando Tecnologias da Web Semântica. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12499
Fecha de defensa: 9-sep-2010
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Diss jose.pdf3.55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.