Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12499
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMota, José dos Reis
dc.date.accessioned2016-06-22T18:32:18Z-
dc.date.available2010-12-15
dc.date.available2016-06-22T18:32:18Z-
dc.date.issued2010-09-09
dc.identifier.citationMOTA, José dos Reis. Adaptive-Moodle: Adaptatividade e Interoperabilidade em Ambientes de e-learning utilizando Tecnologias da Web Semântica. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12499-
dc.description.abstractAdaptive systems in the field of e-learning are those capable of adapting the content and mode of presentation according to the profile of a particular user or user group. These systems generally remain in the context of academic research and are rarely used in real situations. Moreover, the e-learning environments that present a complete platform of tools and resources available are largely used by educational institutions, but are not adaptive. We propose to integrate these two types of systems, aiming to take advantage of both - adaptivity coupled with the scope of use of e-learning environments. Therefore, we describe the implementation of an agent that integrates an intelligent adaptive system with the e-learning environment Moodle. Furthermore, we design and implement an adaptive system based on ontologies and e-learning standards. We hope to contribute to making e-learning environments best suited to provide meaningful learning, as well as to facilitate the creation of courses, to enable the sharing of learning resources between different systems through semantic web technologies.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdaptatividadepor
dc.subjectInteroperabilidadepor
dc.subjectWeb semânticapor
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectAdaptivityeng
dc.subjectE-learningeng
dc.subjectInteroperabilibyeng
dc.subjectSemantic webeng
dc.subjectArtificial intelligenceeng
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectWeb semânticapor
dc.titleAdaptive-Moodle: Adaptatividade e Interoperabilidade em Ambientes de e-learning utilizando Tecnologias da Web Semânticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fernandes, Márcia Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782141Z6por
dc.contributor.referee1Cardoso, Alexandre
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0por
dc.contributor.referee2Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727525A6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734270Z6por
dc.description.degreenameMestre em Ciência da Computaçãopor
dc.description.resumoSistemas adaptativos no domínio de e-learning são aqueles capazes de adaptar o conteúdo e o modo de apresentação de acordo com o perfil de um determinado usuário ou grupo de usuários. Esses sistemas, geralmente, mantêm-se no contexto de pesquisas acadêmicas e são pouco utilizados em situações reais. Por outro lado, os ambientes de e-learning que apresentam uma plataforma completa de recursos e ferramentas disponíveis são largamente utilizados pelas instituições de ensino, mas não são adaptativos. Neste trabalho, propõe-se uma forma de integrar esses dois tipos de sistemas, com o objetivo de aproveitar as vantagens de ambos, ou seja, a adaptatividade de um, somado à abrangência de utilização de outro. Com base nessa proposta, foi projetada a integração entre um sistema adaptativo inteligente ao ambiente Moodle e implementou-se um agente que realiza essa integração, sem impacto na estrutura de cursos existente no ambiente. Além disso, projetou-se e implementou-se um sistema adaptativo baseado em ontologias e em padrões para e-learning. Com isso, espera-se contribuir para tornar os ambientes de e-learning mais adequados a propiciar uma aprendizagem significativa, ao considerar as necessidades específicas de cada estudante, assim como facilitar a criação de cursos ao possibilitar o compartilhamento de recursos de aprendizagem entre diferentes sistemas, por meio de tecnologias da web semântica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81752986-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss jose.pdf3.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.