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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12469
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Aplicação de planejamento em jogos de estratégia |
Autor(es): | Luiz, Bruno Nepomuceno |
Primeiro orientador: | Lopes, Carlos Roberto |
Primeiro membro da banca: | Julia, Rita Maria da Silva |
Segundo membro da banca: | Chaimowicz, Luiz |
Resumo: | Com a indústria de jogos eletrônicos em constante crescimento e com um consumidor cada vez mais exigente, designers e programadores enfrentam, cada vez, maiores desafios para criar jogos realísticos. Nesse sentido, um tópico que vem sendo trabalhado bastante é a inteligência dos NPCs (Non Player Characters). Neste trabalho foi enfatizado o uso de técnicas de planejamento para controlar a Inteligência Artificial dos NPCs. A pesquisa documentada nesta dissertação foi guiada pela verificação de duas hipóteses: a viabilidade de utilização de um planejador baseado no algoritmo A* e em um modelo de representação de conhecimentos semelhante a do sistema STRIPS em jogos de estratégia; a possibilidade de uso desse planejador e de uma abordagem multiagente baseada em um sistema de leilões onde este último teria como função identificar o agente mais apto para cumprir uma determinada meta. O termo jogos de estratégia foi usado para não gerar confusão com relação aos jogos RTS tradicionais. O planejador e o sistema multiagente foram implementados e ínumeros testes realizados. Os resultados foram satisfatórios e as hipóteses comprovadas. |
Abstract: | With a digital game industry in constant ascendant and a more demanding consumer, designers and programmers have faced even bigger challenges to create realistic games. In this way, people are working a lot in the NPCs (Non Player Characters) intelligence. In this research, it was emphasized the use of planning to control the Artificial Intelligence of the NPCs. The work documented here was guided by the verification of two hypotheses: the viability of using a planner based on the A* algorithm and on a knowledge representation model similar to STRIPS system in strategic games, and the possibility of using this planner in a Multiagent System approach based on an auction system used to identify agents more appropriated to fulfill a goal. The term strategic games was chosen to avoid misunderstandings about the traditional RTS games. The planner and the Multiagent System have been implemented and several tests were made. The results were satisfactory and the hypotheses proved. |
Palavras-chave: | Planejamento Jogos de estratégia Algoritmos de busca Planning Strategic games Search algorithms Inteligência artificial Jogos estratégicos (Matemática) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Exatas e da Terra |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação |
Referência: | LUIZ, Bruno Nepomuceno. Aplicação de planejamento em jogos de estratégia. 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12469 |
Data de defesa: | 8-Set-2008 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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