Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12469
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuiz, Bruno Nepomuceno
dc.date.accessioned2016-06-22T18:32:13Z-
dc.date.available2009-04-29
dc.date.available2016-06-22T18:32:13Z-
dc.date.issued2008-09-08
dc.identifier.citationLUIZ, Bruno Nepomuceno. Aplicação de planejamento em jogos de estratégia. 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12469-
dc.description.abstractWith a digital game industry in constant ascendant and a more demanding consumer, designers and programmers have faced even bigger challenges to create realistic games. In this way, people are working a lot in the NPCs (Non Player Characters) intelligence. In this research, it was emphasized the use of planning to control the Artificial Intelligence of the NPCs. The work documented here was guided by the verification of two hypotheses: the viability of using a planner based on the A* algorithm and on a knowledge representation model similar to STRIPS system in strategic games, and the possibility of using this planner in a Multiagent System approach based on an auction system used to identify agents more appropriated to fulfill a goal. The term strategic games was chosen to avoid misunderstandings about the traditional RTS games. The planner and the Multiagent System have been implemented and several tests were made. The results were satisfactory and the hypotheses proved.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectJogos de estratégiapor
dc.subjectAlgoritmos de buscapor
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectStrategic gameseng
dc.subjectSearch algorithmseng
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectJogos estratégicos (Matemática)por
dc.titleAplicação de planejamento em jogos de estratégiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lopes, Carlos Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788535Z4por
dc.contributor.referee1Julia, Rita Maria da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788590Z8por
dc.contributor.referee2Chaimowicz, Luiz
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791836U1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707994E9por
dc.description.degreenameMestre em Ciência da Computaçãopor
dc.description.resumoCom a indústria de jogos eletrônicos em constante crescimento e com um consumidor cada vez mais exigente, designers e programadores enfrentam, cada vez, maiores desafios para criar jogos realísticos. Nesse sentido, um tópico que vem sendo trabalhado bastante é a inteligência dos NPCs (Non Player Characters). Neste trabalho foi enfatizado o uso de técnicas de planejamento para controlar a Inteligência Artificial dos NPCs. A pesquisa documentada nesta dissertação foi guiada pela verificação de duas hipóteses: a viabilidade de utilização de um planejador baseado no algoritmo A* e em um modelo de representação de conhecimentos semelhante a do sistema STRIPS em jogos de estratégia; a possibilidade de uso desse planejador e de uma abordagem multiagente baseada em um sistema de leilões onde este último teria como função identificar o agente mais apto para cumprir uma determinada meta. O termo jogos de estratégia foi usado para não gerar confusão com relação aos jogos RTS tradicionais. O planejador e o sistema multiagente foram implementados e ínumeros testes realizados. Os resultados foram satisfatórios e as hipóteses comprovadas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81752929-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno.pdf2.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.