Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12370
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Durações: a construção de um corpo em performance através da repetição e do tempo |
Autor(es): | Alcino, Daniel Noronha de |
Primeiro orientador: | Silva, Cláudia Maria França da |
Primeiro membro da banca: | Amitrano, Georgia Cristina |
Segundo membro da banca: | Cunha, Regina Melim |
Resumo: | DURAÇÕES A construção de um corpo em performance através da repetição e do tempo é uma pesquisa em Poéticas Visuais que consiste no estudo de meu processo de criação na elaboração de um trabalho em performance. Esse estudo tem como objetivo enfatizar possíveis estados corporais-mentais , os quais me possibilitem enquanto artista, construir um corpo em estado de performance, utilizando a repetição e a duração temporal como disparadores e condutores do processo. Metodologicamente a pesquisa está centrada no processo de criação em conjunto com o estudo de referenciais teóricos e artísticos, relacionados ao tema e objeto de estudo em questão: o processo de criação em performance, a repetição e a duração como norteadores da dinâmica processual. A partir das experimentações realizadas em ateliê, crio uma espécie de cartografia para o meu objeto de estudo (o estado de performance) que consiste no trajeto: corpo resistente, corpo potente, corpo territorializado, corpo em trânsito e corpo em repouso. Trajeto que será explorado conjuntamente às quatro performances construídas: DURAÇÃO 1 Resistência, DURAÇÃO 2 Potência, DURAÇÃO 3 Territórios e DURAÇÃO 4 Lentidão. Entendendo que o corpo em performance contempla um outro estado corporal que não o cotidiano, penso que exista uma consciência formada a partir de micropercepções e microespacialidades, as quais permitirão a imersão numa outra dimensão espacial e temporal não quantificável, o espaço-tempo da performance. Através de José Gil, Renato Ferracini, Gilles Deleuze, Roberto Machado, Peter Pál Pelbart, Alberto Tassinari, dentre outros, construo uma reflexão acerca da tríade corpo-espaço-tempo, atravessando os conceitos de repetição (enquanto produtora de diferenças) e duração (como um modo de ser no tempo). |
Abstract: | DURATIONS - Construction of a body in performance through repetition and time is a research-Visual Poetry, in which I study my creative process in drawing up an artwork about performance. This study aims to emphasize possible states \"body-mind\", which allow me as an artist, to build a body in a state of performance using repetition and time duration as triggers and drivers of the process. Methodologically the research is focused on the creative process together with the study of theoretical and artistic references related to the subject and object of study in question: the process of creation in performance, repetition and duration as guiding the procedural dynamics. From the experiments carried out in the studio, I create a kind of cartography for my subject matter (the state of performance) consisting of path: resistant body, powerful body, body territorialized, body in transit and body at rest. This path is explored jointly to the four performances I ve built: DURAÇÃO 1 Resistência, DURAÇÃO 2 Potência, DURAÇÃO 3 Territórios e DURAÇÃO 4 Lentidão. For understanding the body in performance it contemplates another body condition than the everyday; so, I think there is a conscience formed from microperceptions and microspacialities, which allow me to immerge in another spatial dimension and not quantifiable time, space-time performance. By José Gil, Renato Ferracini, Gilles Deleuze, Roberto Machado, Peter Pál Pelbart, Alberto Tassinari, among others, I build a reflection on the body-space-time triad, with which I go through the repetition of concepts (as a producer of differences) and duration (as a way of being in time). |
Palavras-chave: | Processo de criação Performance Micro-percepção Repetição Duração Creative process Micro-perception Repetition Duration Criação (Literária, artística, etc.) Performance (Arte) Abramovic, Marina |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Linguística, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Referência: | ALCINO, Daniel Noronha de. Durações: a construção de um corpo em performance através da repetição e do tempo. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.203 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.203 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12370 |
Data de defesa: | 1-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DuracoesConstrucaoCorpo.pdf | 17.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.