Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12370
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlcino, Daniel Noronha de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:40Z-
dc.date.available2016-05-05-
dc.date.available2016-06-22T18:31:40Z-
dc.date.issued2016-03-01-
dc.identifier.citationALCINO, Daniel Noronha de. Durações: a construção de um corpo em performance através da repetição e do tempo. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.203por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12370-
dc.description.abstractDURATIONS - Construction of a body in performance through repetition and time is a research-Visual Poetry, in which I study my creative process in drawing up an artwork about performance. This study aims to emphasize possible states \"body-mind\", which allow me as an artist, to build a body in a state of performance using repetition and time duration as triggers and drivers of the process. Methodologically the research is focused on the creative process together with the study of theoretical and artistic references related to the subject and object of study in question: the process of creation in performance, repetition and duration as guiding the procedural dynamics. From the experiments carried out in the studio, I create a kind of cartography for my subject matter (the state of performance) consisting of path: resistant body, powerful body, body territorialized, body in transit and body at rest. This path is explored jointly to the four performances I ve built: DURAÇÃO 1 Resistência, DURAÇÃO 2 Potência, DURAÇÃO 3 Territórios e DURAÇÃO 4 Lentidão. For understanding the body in performance it contemplates another body condition than the everyday; so, I think there is a conscience formed from microperceptions and microspacialities, which allow me to immerge in another spatial dimension and not quantifiable time, space-time performance. By José Gil, Renato Ferracini, Gilles Deleuze, Roberto Machado, Peter Pál Pelbart, Alberto Tassinari, among others, I build a reflection on the body-space-time triad, with which I go through the repetition of concepts (as a producer of differences) and duration (as a way of being in time).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcesso de criaçãopor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectMicro-percepçãopor
dc.subjectRepetiçãopor
dc.subjectDuraçãopor
dc.subjectCreative processeng
dc.subjectMicro-perceptioneng
dc.subjectRepetitioneng
dc.subjectDurationeng
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)por
dc.subjectPerformance (Arte)por
dc.subjectAbramovic, Marinapor
dc.titleDurações: a construção de um corpo em performance através da repetição e do tempopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Cláudia Maria França da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706014Y5por
dc.contributor.referee1Amitrano, Georgia Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778588Z7por
dc.contributor.referee2Cunha, Regina Melim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763983E7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4453657A7por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoDURAÇÕES A construção de um corpo em performance através da repetição e do tempo é uma pesquisa em Poéticas Visuais que consiste no estudo de meu processo de criação na elaboração de um trabalho em performance. Esse estudo tem como objetivo enfatizar possíveis estados corporais-mentais , os quais me possibilitem enquanto artista, construir um corpo em estado de performance, utilizando a repetição e a duração temporal como disparadores e condutores do processo. Metodologicamente a pesquisa está centrada no processo de criação em conjunto com o estudo de referenciais teóricos e artísticos, relacionados ao tema e objeto de estudo em questão: o processo de criação em performance, a repetição e a duração como norteadores da dinâmica processual. A partir das experimentações realizadas em ateliê, crio uma espécie de cartografia para o meu objeto de estudo (o estado de performance) que consiste no trajeto: corpo resistente, corpo potente, corpo territorializado, corpo em trânsito e corpo em repouso. Trajeto que será explorado conjuntamente às quatro performances construídas: DURAÇÃO 1 Resistência, DURAÇÃO 2 Potência, DURAÇÃO 3 Territórios e DURAÇÃO 4 Lentidão. Entendendo que o corpo em performance contempla um outro estado corporal que não o cotidiano, penso que exista uma consciência formada a partir de micropercepções e microespacialidades, as quais permitirão a imersão numa outra dimensão espacial e temporal não quantificável, o espaço-tempo da performance. Através de José Gil, Renato Ferracini, Gilles Deleuze, Roberto Machado, Peter Pál Pelbart, Alberto Tassinari, dentre outros, construo uma reflexão acerca da tríade corpo-espaço-tempo, atravessando os conceitos de repetição (enquanto produtora de diferenças) e duração (como um modo de ser no tempo).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.203pt_BR
dc.orcid.putcode81760048-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DuracoesConstrucaoCorpo.pdf17.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.