Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12368
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A prática pedagógica em musicalização inclusiva para alunos surdos no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli : as relações de ensino e aprendizagem mediadas por intérprete
Autor(es): Silva, Gislaine Sousa
Primeiro orientador: Deus, José Soares de
Primeiro membro da banca: Schambeck, Regina Finck
Segundo membro da banca: Ribeiro, Sônia Tereza da Silva
Resumo: Essa pesquisa analisa a prática pedagógica musical mediada por intérprete no contexto de musicalização inclusiva para surdos. Seu objetivo é compreender como se desenvolvia tal prática dentro de uma escola específica de música em Uberlândia MG, o Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. Os objetivos específicos da pesquisa consistem em entender a realidade desse processo de musicalização inclusiva, compreendendo as relações de ensino-aprendizagem estabelecidas pela professora com os alunos surdos e a intérprete em sala de aula, identificando quais as diferentes percepções que as professoras têm frente ao aluno surdo incluído nestas aulas. Por meio da análise da entrevista com a intérprete, buscou-se também compreender como esta atribui significados à prática pedagógica das professoras. A partir desses dados, foi possível identificar desafios e problemas inerentes a este processo de ensino de música para alunos surdos, dentro de uma escola específica de música. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso único e os procedimentos desta coleta foram entrevistas e observações. Para o aporte teórico, foram adotados os seguintes autores, nas respectivas temáticas: Tardiff (saberes docentes), Ann-Darrow (com adaptações metodológicas para o ensino de música para surdos) e Evelyn Glennie (mostrando a possibilidade do surdo em aprender música). Os resultados apontam para algumas questões inerentes à tríade professor - intérprete-surdo, os desafios a serem superados pelos professores que se veem em sala de aula inclusiva sem ter formação/capacitação para tal, e questões que envolvem o cumprimento às leis que amparam esta modalidade de ensino pela escola.
Abstract: This research deals with the pedagogical music practice mediated by the sign language interpreter in an inclusive context for music teaching with deaf students. The research aimed at understanding how such pedagogical music practice was undertaken within a specialist music school in Uberlândia MG, the State Conservatory of Music Cora Pavan Capparelli. The more specific aims involved understanding the educational reality of this inclusive musicalization process, verifying the teaching-learning relations established by the teachers, the deaf students and the sign language interpreter in the classroom; thus, it was finding out different perceptions of the teachers in relation to the deaf students included in the music lesson. The interview with the sign language interpreter attempted to understand her perception on the pedagogical practice of the music teachers. In such context, it was possible to identify inherent challenges/problems from the process of teaching music for deaf students in a specialist music school. The reseach study adopted a qualitative approach. The method employed was a case study and the procedures for data collection were based on semi-structured interviews and observations. The theoretical framework was underpinned by the following authors: Tardiff (teaching skills), Ann Darrow (methodological adaptation for music teaching for deaf students) and Evelyn Glennie (the individual deaf and music). The results suggest that there are inherent in the triad teacher - sign language interpreter - deaf student, pedagogical challenges to be overcome by the teachers without a consistent formation/training in the inclusive musicalization lessons, and issues involving to the implementation of laws that underpin this music teaching modality in the Conservatory.
Palavras-chave: Musicalização
Inclusão
Surdez
Musicalization
Inclusion
Deafness
Música - instrução e estudo
Inclusão social
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Referência: SILVA, Gislaine Sousa. A prática pedagógica em musicalização inclusiva para alunos surdos no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli : as relações de ensino e aprendizagem mediadas por intérprete. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.59
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.59
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12368
Data de defesa: 13-Fev-2015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PraticaPedagogicaMusicalizacao.pdf15.74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.