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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12355
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Num-se-pode: espaço de afecto do corpo cênico feminino |
Autor(es): | Oliveira, Silvana Maria Santana |
Primeiro orientador: | Meira, Renata Bittencourt |
Primeiro membro da banca: | Leal, Mara Lúcia |
Resumo: | Esta pesquisa se debruçou sobre o processo de criação e análise da performance artística denominada Num-se-Pode . Trata-se da construção do corpo cênico feminino como espaço de afecto na abordagem de um mito de Teresina, estado do Piauí (Brasil): a Num-se-Pode, uma mulher que surge no espaço público e cresce causando espanto e assombrando os notívagos. O objetivo deste trabalho é descrever e refletir sobre como me apropriei da dor, luta e resistência de um eu feminino de performatividades seculares e me fiz máscaras, imagens, identidades que se revelaram Num-se-Pode . Segui o rastro intuitivo, em que aportei em universos hiperfísicos de textualidades do corpo enquanto etnografia de gênero. Apresento-a em três segmentos: Num-se-Pode, memória e contextualização do espaço cênico no corpo feminino; processos de identificação e gestação das máscaras da Mulher Capivara, Esperança Garcia e Num-se-Pode; e abordagens simbólicas e políticas na performance artística . Como suporte teórico busquei os estudos da performance de Richard Schechner e Victor Turner e, quanto às questões de gênero, em estudos feministas, relacionando-os com identidade, memória, espetacularidade, matrizes e saberes populares. Os resultados desta pesquisa apresenta as interfaces do corpo cênico na apropriação dos conteúdos do mito potência, poética, signos - como elementos de um projeto artístico que buscou revelar o processo criativo em performance e a potência transformadora do mito da Num-se-Pode no corpo-gênero e em suas liminaridades poéticas e políticas. |
Abstract: | Esta investigación presenta lós detalles del proceso de creación y análisis de la performance artística del mito Num-se-Pode. Se trata de La construcción del cuerpo escénico femenino como espacio de afecto em el enfoque de un mito de Teresina, Provincia de Piauí (Brasil): la Num-se-Pode , una mujer que surge en el espacio público y crece causando espanto y asombrando los noctívagos. El objetivo de esto trabajo Es describir como me He apropiado del dolor, lucha y resistencia de uno yo femenino de performances desde mucho siglos y me he transformado máscaras, imágenes, identidades que se revelanen Num-se-Pode . He seguido un rastro intuitivo, en el que aporté universos hiper-físicos de textualidades del cuerpo encuanto etnografía de género. Lo presento entres apartados: Num-se-Pode , memoria y contextualización del espacio escénico en el cuerpo femenino; procesos de identificación y gestación de las máscaras de La Mujer Capivara, Esperanza García y Num-se-Pode; y enfoques simbólicos y políticos em la performance artística. Como marco teórico he buscado estudios de la performance de Richard Schechner(2006) y Victor Turner (1985) y, cuanto a lãs cuestiones de género, em estudios feministas, relacionándo los a La identidad, memoria, espectacularidad, matrices y saberes populares. Los resultados de esta investigación presenta interfaces del cuerpo escénico en la apropiación de lós contenidos del mito potencia, poética, signos - como elementos de um proyecto artístico que ha buscado revelar el proceso creativo en performance e a potencia transformadora del mito de la Num-se-Pode en el cuerpo-género y en sus liminalidades poéticas y políticas. |
Palavras-chave: | Performance. Num-se-Pode (mito) Corpo - gênero Liminaridades poéticas e políticas Performance Num-se-Pode (mito) Cuerpo-género Liminalidades poéticas y políticas Desempenho (Arte) Mulheres na arte |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Linguística, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Referência: | OLIVEIRA, Silvana Maria Santana. Num-se-pode: espaço de afecto do corpo cênico feminino. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12355 |
Data de defesa: | 26-Abr-2013 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes |
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