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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12355
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira, Silvana Maria Santana | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:31:37Z | - |
dc.date.available | 2015-11-11 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:31:37Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-26 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Silvana Maria Santana. Num-se-pode: espaço de afecto do corpo cênico feminino. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12355 | - |
dc.description.abstract | Esta investigación presenta lós detalles del proceso de creación y análisis de la performance artística del mito Num-se-Pode. Se trata de La construcción del cuerpo escénico femenino como espacio de afecto em el enfoque de un mito de Teresina, Provincia de Piauí (Brasil): la Num-se-Pode , una mujer que surge en el espacio público y crece causando espanto y asombrando los noctívagos. El objetivo de esto trabajo Es describir como me He apropiado del dolor, lucha y resistencia de uno yo femenino de performances desde mucho siglos y me he transformado máscaras, imágenes, identidades que se revelanen Num-se-Pode . He seguido un rastro intuitivo, en el que aporté universos hiper-físicos de textualidades del cuerpo encuanto etnografía de género. Lo presento entres apartados: Num-se-Pode , memoria y contextualización del espacio escénico en el cuerpo femenino; procesos de identificación y gestación de las máscaras de La Mujer Capivara, Esperanza García y Num-se-Pode; y enfoques simbólicos y políticos em la performance artística. Como marco teórico he buscado estudios de la performance de Richard Schechner(2006) y Victor Turner (1985) y, cuanto a lãs cuestiones de género, em estudios feministas, relacionándo los a La identidad, memoria, espectacularidad, matrices y saberes populares. Los resultados de esta investigación presenta interfaces del cuerpo escénico en la apropiación de lós contenidos del mito potencia, poética, signos - como elementos de um proyecto artístico que ha buscado revelar el proceso creativo en performance e a potencia transformadora del mito de la Num-se-Pode en el cuerpo-género y en sus liminalidades poéticas y políticas. | spa |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Performance. Num-se-Pode (mito) | por |
dc.subject | Corpo - gênero | por |
dc.subject | Liminaridades poéticas e políticas | por |
dc.subject | Performance | spa |
dc.subject | Num-se-Pode (mito) | spa |
dc.subject | Cuerpo-género | spa |
dc.subject | Liminalidades poéticas y políticas | spa |
dc.subject | Desempenho (Arte) | por |
dc.subject | Mulheres na arte | por |
dc.title | Num-se-pode: espaço de afecto do corpo cênico feminino | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Meira, Renata Bittencourt | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723570Y3 | por |
dc.contributor.referee1 | Leal, Mara Lúcia | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761082P6 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4450049U1 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Artes | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se debruçou sobre o processo de criação e análise da performance artística denominada Num-se-Pode . Trata-se da construção do corpo cênico feminino como espaço de afecto na abordagem de um mito de Teresina, estado do Piauí (Brasil): a Num-se-Pode, uma mulher que surge no espaço público e cresce causando espanto e assombrando os notívagos. O objetivo deste trabalho é descrever e refletir sobre como me apropriei da dor, luta e resistência de um eu feminino de performatividades seculares e me fiz máscaras, imagens, identidades que se revelaram Num-se-Pode . Segui o rastro intuitivo, em que aportei em universos hiperfísicos de textualidades do corpo enquanto etnografia de gênero. Apresento-a em três segmentos: Num-se-Pode, memória e contextualização do espaço cênico no corpo feminino; processos de identificação e gestação das máscaras da Mulher Capivara, Esperança Garcia e Num-se-Pode; e abordagens simbólicas e políticas na performance artística . Como suporte teórico busquei os estudos da performance de Richard Schechner e Victor Turner e, quanto às questões de gênero, em estudos feministas, relacionando-os com identidade, memória, espetacularidade, matrizes e saberes populares. Os resultados desta pesquisa apresenta as interfaces do corpo cênico na apropriação dos conteúdos do mito potência, poética, signos - como elementos de um projeto artístico que buscou revelar o processo criativo em performance e a potência transformadora do mito da Num-se-Pode no corpo-gênero e em suas liminaridades poéticas e políticas. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.department | Linguística, Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81760056 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes |
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