Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12355
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Silvana Maria Santana
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:37Z-
dc.date.available2015-11-11
dc.date.available2016-06-22T18:31:37Z-
dc.date.issued2013-04-26
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Silvana Maria Santana. Num-se-pode: espaço de afecto do corpo cênico feminino. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12355-
dc.description.abstractEsta investigación presenta lós detalles del proceso de creación y análisis de la performance artística del mito Num-se-Pode. Se trata de La construcción del cuerpo escénico femenino como espacio de afecto em el enfoque de un mito de Teresina, Provincia de Piauí (Brasil): la Num-se-Pode , una mujer que surge en el espacio público y crece causando espanto y asombrando los noctívagos. El objetivo de esto trabajo Es describir como me He apropiado del dolor, lucha y resistencia de uno yo femenino de performances desde mucho siglos y me he transformado máscaras, imágenes, identidades que se revelanen Num-se-Pode . He seguido un rastro intuitivo, en el que aporté universos hiper-físicos de textualidades del cuerpo encuanto etnografía de género. Lo presento entres apartados: Num-se-Pode , memoria y contextualización del espacio escénico en el cuerpo femenino; procesos de identificación y gestación de las máscaras de La Mujer Capivara, Esperanza García y Num-se-Pode; y enfoques simbólicos y políticos em la performance artística. Como marco teórico he buscado estudios de la performance de Richard Schechner(2006) y Victor Turner (1985) y, cuanto a lãs cuestiones de género, em estudios feministas, relacionándo los a La identidad, memoria, espectacularidad, matrices y saberes populares. Los resultados de esta investigación presenta interfaces del cuerpo escénico en la apropiación de lós contenidos del mito potencia, poética, signos - como elementos de um proyecto artístico que ha buscado revelar el proceso creativo en performance e a potencia transformadora del mito de la Num-se-Pode en el cuerpo-género y en sus liminalidades poéticas y políticas.spa
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPerformance. Num-se-Pode (mito)por
dc.subjectCorpo - gêneropor
dc.subjectLiminaridades poéticas e políticaspor
dc.subjectPerformancespa
dc.subject Num-se-Pode (mito)spa
dc.subjectCuerpo-génerospa
dc.subjectLiminalidades poéticas y políticasspa
dc.subjectDesempenho (Arte)por
dc.subjectMulheres na artepor
dc.titleNum-se-pode: espaço de afecto do corpo cênico femininopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Meira, Renata Bittencourt
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723570Y3por
dc.contributor.referee1Leal, Mara Lúcia
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761082P6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4450049U1por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoEsta pesquisa se debruçou sobre o processo de criação e análise da performance artística denominada Num-se-Pode . Trata-se da construção do corpo cênico feminino como espaço de afecto na abordagem de um mito de Teresina, estado do Piauí (Brasil): a Num-se-Pode, uma mulher que surge no espaço público e cresce causando espanto e assombrando os notívagos. O objetivo deste trabalho é descrever e refletir sobre como me apropriei da dor, luta e resistência de um eu feminino de performatividades seculares e me fiz máscaras, imagens, identidades que se revelaram Num-se-Pode . Segui o rastro intuitivo, em que aportei em universos hiperfísicos de textualidades do corpo enquanto etnografia de gênero. Apresento-a em três segmentos: Num-se-Pode, memória e contextualização do espaço cênico no corpo feminino; processos de identificação e gestação das máscaras da Mulher Capivara, Esperança Garcia e Num-se-Pode; e abordagens simbólicas e políticas na performance artística . Como suporte teórico busquei os estudos da performance de Richard Schechner e Victor Turner e, quanto às questões de gênero, em estudos feministas, relacionando-os com identidade, memória, espetacularidade, matrizes e saberes populares. Os resultados desta pesquisa apresenta as interfaces do corpo cênico na apropriação dos conteúdos do mito potência, poética, signos - como elementos de um projeto artístico que buscou revelar o processo criativo em performance e a potência transformadora do mito da Num-se-Pode no corpo-gênero e em suas liminaridades poéticas e políticas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81760056-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NumSePodeEspaco.pdf4.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.