Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12350
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Ter tempo para aprender música: experiências vividas e compartilhadas por aposentados
metadata.dc.creator: Mata, Hosana Rodrigues Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves, Lília Neves
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como foco a aposentadoria como um momento de aprendizagem musical. Os objetivos deste estudo são compreender a aprendizagem musical no momento da aposentadoria, bem como entender de que maneira as experiências musicais são vividas e compartilhadas com/por essas pessoas aposentadas em espaços de ensino/aprendizagem, coletivos ou não, como nos casos da prática coral, ou a aprendizagem de um instrumento, individual ou coletivamente. Em uma abordagem qualitativa, o método de pesquisa adotado foi o estudo de caso, utilizando como procedimento de coleta de dados a entrevista. A educação musical como prática social (SOUZA, 2004), o pensamento da aposentadoria associada ao lazer (DUMAZEDIER, 1994; 1999), e um lazer relacionado com as potencialidades da educação na aposentadoria (MARCELLINO, 1987; 1995; 2000; 2002; 2007) foram o suporte teórico para a reflexão sobre todo o material levantado a partir das entrevistas. As considerações finais desta pesquisa estão associadas ao processo pelo qual as pessoas que se aposentam vivenciam, à forma com que a aprendizagem musical passa a ser importante na vida dessas pessoas, e também como essas pessoas experienciam música em suas vidas e as compartilham em espaços de ensino/aprendizagem coletivos ou individuais.
Abstract: This dissertation focuses on retirement as a moment of musical learning. This work has as main objective to understand the retirement as a moment of life to seek to learn music, and as specific objectives intend to understand how the musical experiences are lived and shared with/by these retired people in areas of teaching/learning, collective or not, as in the cases of choir practice, or learning an instrument, individually or collectively. In a qualitative approach, the research method adopted was the case study, using such procedures for data collection interview. The music education as a social practice (SOUZA, 2004), the thought of retirement associated to leisure (DUMAZEDIER, 1994, 1999), and leisure associate to the potential of education in retirement (MARCELLINO, 1987, 1995, 2000, 2002, 2007) were the theoretical basis for the reflection on all the collected material from the interviews. The final considerations of this research are associated with the process on which people that retire experience, the way that musical learning becomes important in their lives, and also how these people experience music in their lives and share in spaces of teaching / learning collective or individual.
Keywords: Experiências musicais
Aprendizagens musicais
Aposentadoria
Musical experiences
Musical learning
Retirement
Música - Instrução e estudo
Idosos - Aposentadoria
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: MATA, Hosana Rodrigues Ferreira da. Ter tempo para aprender música: experiências vividas e compartilhadas por aposentados. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12350
Issue Date: 26-Sep-2014
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TerTempoAprender.pdf595.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.