Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12350
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMata, Hosana Rodrigues Ferreira da-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:36Z-
dc.date.available2015-10-21-
dc.date.available2016-06-22T18:31:36Z-
dc.date.issued2014-09-26-
dc.identifier.citationMATA, Hosana Rodrigues Ferreira da. Ter tempo para aprender música: experiências vividas e compartilhadas por aposentados. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.494por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12350-
dc.description.abstractThis dissertation focuses on retirement as a moment of musical learning. This work has as main objective to understand the retirement as a moment of life to seek to learn music, and as specific objectives intend to understand how the musical experiences are lived and shared with/by these retired people in areas of teaching/learning, collective or not, as in the cases of choir practice, or learning an instrument, individually or collectively. In a qualitative approach, the research method adopted was the case study, using such procedures for data collection interview. The music education as a social practice (SOUZA, 2004), the thought of retirement associated to leisure (DUMAZEDIER, 1994, 1999), and leisure associate to the potential of education in retirement (MARCELLINO, 1987, 1995, 2000, 2002, 2007) were the theoretical basis for the reflection on all the collected material from the interviews. The final considerations of this research are associated with the process on which people that retire experience, the way that musical learning becomes important in their lives, and also how these people experience music in their lives and share in spaces of teaching / learning collective or individual.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExperiências musicaispor
dc.subjectAprendizagens musicaispor
dc.subjectAposentadoriapor
dc.subjectMusical experienceseng
dc.subjectMusical learningeng
dc.subjectRetirementeng
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopor
dc.subjectIdosos - Aposentadoriapor
dc.titleTer tempo para aprender música: experiências vividas e compartilhadas por aposentadospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728291Y6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4475578H7por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoEsta dissertação tem como foco a aposentadoria como um momento de aprendizagem musical. Os objetivos deste estudo são compreender a aprendizagem musical no momento da aposentadoria, bem como entender de que maneira as experiências musicais são vividas e compartilhadas com/por essas pessoas aposentadas em espaços de ensino/aprendizagem, coletivos ou não, como nos casos da prática coral, ou a aprendizagem de um instrumento, individual ou coletivamente. Em uma abordagem qualitativa, o método de pesquisa adotado foi o estudo de caso, utilizando como procedimento de coleta de dados a entrevista. A educação musical como prática social (SOUZA, 2004), o pensamento da aposentadoria associada ao lazer (DUMAZEDIER, 1994; 1999), e um lazer relacionado com as potencialidades da educação na aposentadoria (MARCELLINO, 1987; 1995; 2000; 2002; 2007) foram o suporte teórico para a reflexão sobre todo o material levantado a partir das entrevistas. As considerações finais desta pesquisa estão associadas ao processo pelo qual as pessoas que se aposentam vivenciam, à forma com que a aprendizagem musical passa a ser importante na vida dessas pessoas, e também como essas pessoas experienciam música em suas vidas e as compartilham em espaços de ensino/aprendizagem coletivos ou individuais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.494por
dc.orcid.putcode81760116-
dc.crossref.doibatchid17823360-b85e-457c-9e82-7fd29531f157-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TerTempoAprender.pdf595.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.