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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: As criadas na dramaturgia de Federico García Lorca: cúmplices silenciosas ou testemunhas angustiadas?
Autor(es): Parreira, Natália Marques
Primeiro orientador: Machado, Irlei Margarete Cruz
Primeiro membro da banca: Arantes, Luiz Humberto Martins
Segundo membro da banca: Silva, Doris Accioly e
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise das personagens populares, notadamente as criadas, presentes na trilogia rural: Bodas de Sangre, Yerma e La casa de Bernarda Alba, do autor Federico García Lorca. As três obras citadas são ambientadas em pequenos povoados, e provavelmente inspiradas em fatos reais conhecidos pelo autor, que viveu muito próximo da população simples de sua terra natal. Nos textos há situações de confinamento, repressão, submissão, disputas intimas e cumplicidade. As protagonistas vivem conforme as normas impostas por uma sociedade hostil e controladora até alcançarem seus limites humanos, para então se rebelarem. Ao lado delas, encontram-se as importantes figuras populares que as acompanham e auxiliam; que guardam seus segredos e conhecem suas dores e que funcionam como narradoras do texto que se encontra por detrás do enredo principal. Na análise aborda-se a posição das criadas, amas e vizinhas no contexto social espanhol em que se insere a obra do autor. Revela-se a importância fundamental dessas figuras não protagonistas , mas cúmplices angustiadas da tragédia em que vivem as protagonistas.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo llevar a cabo un análisis de los personajes populares, especialmente las camareras, presentes en la trilogía rural: Bodas de Sangre, Yerma y La casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca autor. Las tres obras citadas se aclimataron en los pueblos pequeños, y probablemente inspiradas en hechos reales conocidos por el autor, que vivía muy cerca de la gente sencilla de su tierra natal. En los textos hay problemas de confinamiento, la represión, la sumisión, los conflictos íntimos y complicidad. Los protagonistas viven de acuerdo a las reglas impuestas por una sociedad hostil y control para lograr sus limitaciones humanas, y luego rebelarse. Junto a ellos, están las figuras populares importantes que acompañan y ayudan; guardando sus secretos y conocer su dolor y actuar como narradores del texto que está detrás de la trama principal. El análisis se refiere a la posición de las empleadas domésticas, niñeras y territorios en el contexto social español en el que aparece la obra del autor. Resulta que la importancia fundamental de estos \"no-actores\" figuras, sino cómplices angustiados de la tragedia en la que viven los protagonistas.
Palavras-chave: García Lorca
Personagens
Criadas
Personajes
Garcia Lorca, Federico, 1898-1936
Criação na arte
Personagens e características na arte
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Referência: PARREIRA, Natália Marques. As criadas na dramaturgia de Federico García Lorca: cúmplices silenciosas ou testemunhas angustiadas?. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.381
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.381
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12343
Data de defesa: 31-Jul-2014
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