Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12343
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorParreira, Natália Marques-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:35Z-
dc.date.available2015-01-14-
dc.date.available2016-06-22T18:31:35Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.citationPARREIRA, Natália Marques. As criadas na dramaturgia de Federico García Lorca: cúmplices silenciosas ou testemunhas angustiadas?. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.381por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12343-
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo llevar a cabo un análisis de los personajes populares, especialmente las camareras, presentes en la trilogía rural: Bodas de Sangre, Yerma y La casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca autor. Las tres obras citadas se aclimataron en los pueblos pequeños, y probablemente inspiradas en hechos reales conocidos por el autor, que vivía muy cerca de la gente sencilla de su tierra natal. En los textos hay problemas de confinamiento, la represión, la sumisión, los conflictos íntimos y complicidad. Los protagonistas viven de acuerdo a las reglas impuestas por una sociedad hostil y control para lograr sus limitaciones humanas, y luego rebelarse. Junto a ellos, están las figuras populares importantes que acompañan y ayudan; guardando sus secretos y conocer su dolor y actuar como narradores del texto que está detrás de la trama principal. El análisis se refiere a la posición de las empleadas domésticas, niñeras y territorios en el contexto social español en el que aparece la obra del autor. Resulta que la importancia fundamental de estos \"no-actores\" figuras, sino cómplices angustiados de la tragedia en la que viven los protagonistas.spa
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGarcía Lorcapor
dc.subjectPersonagenspor
dc.subjectCriadaspor
dc.subjectPersonajesspa
dc.subjectGarcia Lorca, Federico, 1898-1936por
dc.subjectCriação na artepor
dc.subjectPersonagens e características na artepor
dc.titleAs criadas na dramaturgia de Federico García Lorca: cúmplices silenciosas ou testemunhas angustiadas?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Machado, Irlei Margarete Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728H4por
dc.contributor.referee1Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7por
dc.contributor.referee2Silva, Doris Accioly e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773523H6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259534Y9por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise das personagens populares, notadamente as criadas, presentes na trilogia rural: Bodas de Sangre, Yerma e La casa de Bernarda Alba, do autor Federico García Lorca. As três obras citadas são ambientadas em pequenos povoados, e provavelmente inspiradas em fatos reais conhecidos pelo autor, que viveu muito próximo da população simples de sua terra natal. Nos textos há situações de confinamento, repressão, submissão, disputas intimas e cumplicidade. As protagonistas vivem conforme as normas impostas por uma sociedade hostil e controladora até alcançarem seus limites humanos, para então se rebelarem. Ao lado delas, encontram-se as importantes figuras populares que as acompanham e auxiliam; que guardam seus segredos e conhecem suas dores e que funcionam como narradoras do texto que se encontra por detrás do enredo principal. Na análise aborda-se a posição das criadas, amas e vizinhas no contexto social espanhol em que se insere a obra do autor. Revela-se a importância fundamental dessas figuras não protagonistas , mas cúmplices angustiadas da tragédia em que vivem as protagonistas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.381por
dc.orcid.putcode81760121-
dc.crossref.doibatchid4760f38e-67c9-4f29-9dee-77c4e5a21ac4-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CriadasDramaturgiaFederico.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.