Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12340
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Da experiência artística a poética docente: discussões acerca de ações estratégicas e táticas de artistas/docentes no ensino universitário de teatro
metadata.dc.creator: Araújo, Valéria Gianechini de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Narciso Larangeira Telles da
metadata.dc.contributor.referee1: Aleixo, Fernando Manoel
metadata.dc.contributor.referee2: Bernat, Isaac Garson
metadata.dc.description.resumo: O trabalho parte do entendimento contemporâneo de artista-docente, para elencar e discutir modos e possibilidade de atuação do artista que ensina no contexto dos cursos universitários de artes, mais especificamente, de teatro. Assim, vale-se de exemplos, percursos e experiências da atriz e professora Ana Maria Pacheco Carneiro, de Tácito Borralho e Adriana Schneider, mapeando modos de ser e trabalhar do artista em Cursos Universitários de Teatro no Brasil por meio das práticas em aula e nas transposições de experiências artísticas para as de ensino. A concepção de artista-docente é neste trabalho discutida, a princípio por um viés conceitual e terminológico para, a partir de então, ampliar e fazer dialogarem estudos variados acerca da relação entre arte e ensino. Não se pode ignorar também o quanto a minha experiência em teatro e aula pessoaliza e direciona a discussão. As experiências colhidas com diversos artistas/docentes conduzem a uma discussão apoiada em parte pelos escritos de Michel de Certeau no que toca às noções de tática e estratégia. Tais conceitos auxiliaram o entendimento da ação do artista na instituição de ensino e servem como ponto de apoio para a seleção e a discussão dos procedimentos e posturas dos artistas que ensinam estudados, tais como Tácito Borralho, Adriana Schneider Alcure, Amir Haddad, além da própria Ana Carneiro.
Abstract: The work goes from the contemporary concept of artist-teacher in order to define and discuss the working ways and possibilities for the artist who teaches in the context of the University courses of Art in Brasil, specifically Theatre courses. Thus, the work uses examples and experiences of the actress and teacher Ana Maria Pacheco Carneiro, as to define forms of being and working of the artist inside brasilian university art courses, through their practices in class and in the transposition of the artistic experiences to the teaching.The work discusses the notion of artist-teacher, at first in a conceptual and terminological approach, for then broaden it and propose dialogs between different points of view concerning the contemporary relations between arts and teaching. It can not be ignored, also, how my own experience in acting and teaching directs and particularizes the discussion.The experiences collected among some teaching artists led to a discussion supported in part by the writings of Michel de Certau, mainly his notions of tactics and strategy. These concepts supported the understanding, here expressed, of the artsist´s actions inside the learning institutions, and acts as a touchstone for the selection as for the discussion of the precedures and postures assumed by the teaching artists studied, such as Tácito Borralho, Adriana Schneider Alcure, besides Ana Carneiro.
Keywords: Teatro
Educação
Pedagogia teatral
Docente
Formação
Artista- docente
Theatre
Education
Art teaching
Teacher
Teaching
Artist-teacher
Professores de representação teatral - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: ARAÚJO, Valéria Gianechini de. Da experiência artística a poética docente: discussões acerca de ações estratégicas e táticas de artistas/docentes no ensino universitário de teatro. 2014. 190 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12340
Issue Date: 18-Mar-2014
Appears in Collections:CPART - Mestrado em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExperienciaArtisticaPoetica_Capa.pdf3.69 kBAdobe PDFView/Open
ExperienciaArtisticaPoetica.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.