Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12340
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAraújo, Valéria Gianechini de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:34Z-
dc.date.available2014-10-07-
dc.date.available2016-06-22T18:31:34Z-
dc.date.issued2014-03-18-
dc.identifier.citationARAÚJO, Valéria Gianechini de. Da experiência artística a poética docente: discussões acerca de ações estratégicas e táticas de artistas/docentes no ensino universitário de teatro. 2014. 190 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.226por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12340-
dc.description.abstractThe work goes from the contemporary concept of artist-teacher in order to define and discuss the working ways and possibilities for the artist who teaches in the context of the University courses of Art in Brasil, specifically Theatre courses. Thus, the work uses examples and experiences of the actress and teacher Ana Maria Pacheco Carneiro, as to define forms of being and working of the artist inside brasilian university art courses, through their practices in class and in the transposition of the artistic experiences to the teaching.The work discusses the notion of artist-teacher, at first in a conceptual and terminological approach, for then broaden it and propose dialogs between different points of view concerning the contemporary relations between arts and teaching. It can not be ignored, also, how my own experience in acting and teaching directs and particularizes the discussion.The experiences collected among some teaching artists led to a discussion supported in part by the writings of Michel de Certau, mainly his notions of tactics and strategy. These concepts supported the understanding, here expressed, of the artsist´s actions inside the learning institutions, and acts as a touchstone for the selection as for the discussion of the precedures and postures assumed by the teaching artists studied, such as Tácito Borralho, Adriana Schneider Alcure, besides Ana Carneiro.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPedagogia teatralpor
dc.subjectDocentepor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectArtista- docentepor
dc.subjectTheatreeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectArt teachingeng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectArtist-teachereng
dc.subjectProfessores de representação teatral - Formaçãopor
dc.titleDa experiência artística a poética docente: discussões acerca de ações estratégicas e táticas de artistas/docentes no ensino universitário de teatropor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799572T6por
dc.contributor.referee1Aleixo, Fernando Manoel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776974E2por
dc.contributor.referee2Bernat, Isaac Garson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742161H1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771018A9por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoO trabalho parte do entendimento contemporâneo de artista-docente, para elencar e discutir modos e possibilidade de atuação do artista que ensina no contexto dos cursos universitários de artes, mais especificamente, de teatro. Assim, vale-se de exemplos, percursos e experiências da atriz e professora Ana Maria Pacheco Carneiro, de Tácito Borralho e Adriana Schneider, mapeando modos de ser e trabalhar do artista em Cursos Universitários de Teatro no Brasil por meio das práticas em aula e nas transposições de experiências artísticas para as de ensino. A concepção de artista-docente é neste trabalho discutida, a princípio por um viés conceitual e terminológico para, a partir de então, ampliar e fazer dialogarem estudos variados acerca da relação entre arte e ensino. Não se pode ignorar também o quanto a minha experiência em teatro e aula pessoaliza e direciona a discussão. As experiências colhidas com diversos artistas/docentes conduzem a uma discussão apoiada em parte pelos escritos de Michel de Certeau no que toca às noções de tática e estratégia. Tais conceitos auxiliaram o entendimento da ação do artista na instituição de ensino e servem como ponto de apoio para a seleção e a discussão dos procedimentos e posturas dos artistas que ensinam estudados, tais como Tácito Borralho, Adriana Schneider Alcure, Amir Haddad, além da própria Ana Carneiro.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.226por
dc.orcid.putcode81760124-
dc.crossref.doibatchid6bda9598-e242-43c6-81dc-5768926013e9-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ExperienciaArtisticaPoetica_Capa.pdf3.69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
ExperienciaArtisticaPoetica.pdf1.5 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.