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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Poéticas do olhar: escopofilia e panoptismo em uma produção videográfica
metadata.dc.creator: Silva, Aldo Luís Pedrosa da
metadata.dc.contributor.advisor1: Rauscher, Beatriz Basile da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Cláudia Maria França da
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Cleomar
metadata.dc.description.resumo: 'Poéticas do olhar: escopofilia e panoptismo em uma produção videográfica' é uma pesquisa poética na linha de práticas e processos em artes visuais, realizada no período de 2010 a 2012. A pesquisa apresenta as produções em vídeo e os pressupostos teóricos que emergiram destas produções. Trata do 'olhar contemporâneo' a partir dos conceitos de escopofilia e panoptismo que se desdobram em questões como voyeurismo, vigilância e exibicionismo. A produção artística se constitui de um conjunto de quatro trabalhos, que apelam à interatividade, denominados 'Olho Mágico', 'Telescópio', 'Janela' e 'À Espreita'. A hipótese que permeia a pesquisa é que os atos de espiar e espionar são análogos na atual 'sociedade da vigilância'. Do mesmo modo, este estado de coisas nutre as poéticas dos artistas que questionam tal realidade em produções nas quais o observador se coloca no lugar daquele que observa e, também, daquele que é observado. As bases teóricas estão nas ideias e estudos de Michel Foucault, Sigmund Freud, Jaques Lacan, Arlindo Machado, Jacques Aumont e Philippe Dubois, bem como outros autores, artistas e obras que contribuem para que estas questões sejam transpostas para o terreno do vídeo.
Abstract: 'Poetics of the gaze: scopophilia and panopticism in a videographic production' is a poetic research in the line of practices and processes in visual arts, done between 2010 and 2012. The research shows the video productions and theoretical assumptions that have emerged from these productions. It deals with the contemporary gaze based on the concepts of scopophilia and panopticism unfolding on issues such as voyeurism, exhibitionism and surveillance. The artistic production is a set of four works, which appeals to interactivity, named 'Olho Mágico', 'Telescópio', 'Janela' and 'À Espreita'. The hypothesis that permeates the research is that is the acts of spying and peeking are similar in the current "surveillance society". Similarly, this state of things nourishes the poetics of the artists who question this reality in productions in which the viewer stands in the place of the one who observes, and also in the one who is observed. The theoretical bases are in the ideas and studies of Michel Foucault, Sigmund Freud, Jacques Lacan, Arlindo Machado, Jacques Aumont and Philippe Dubois, as well as other authors, artists and works that contribute for these issues to be incorporated into the field of the video.
Keywords: Videoarte
Poesia - História e crítica
Vídeo
Poética
Olhar
Escopofilia
Panóptico
Video
Poetic
Gaze
Scopophilia
Panoptic
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: SILVA, Aldo Luís Pedrosa da. Poéticas do olhar: escopofilia e panoptismo em uma produção videográfica. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12292
Issue Date: 29-Feb-2012
Appears in Collections:CPART - Mestrado em Artes

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