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dc.creatorSilva, Aldo Luís Pedrosa da-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:23Z-
dc.date.available2012-05-11-
dc.date.available2016-06-22T18:31:23Z-
dc.date.issued2012-02-29-
dc.identifier.citationSILVA, Aldo Luís Pedrosa da. Poéticas do olhar: escopofilia e panoptismo em uma produção videográfica. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.121por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12292-
dc.description.abstract'Poetics of the gaze: scopophilia and panopticism in a videographic production' is a poetic research in the line of practices and processes in visual arts, done between 2010 and 2012. The research shows the video productions and theoretical assumptions that have emerged from these productions. It deals with the contemporary gaze based on the concepts of scopophilia and panopticism unfolding on issues such as voyeurism, exhibitionism and surveillance. The artistic production is a set of four works, which appeals to interactivity, named 'Olho Mágico', 'Telescópio', 'Janela' and 'À Espreita'. The hypothesis that permeates the research is that is the acts of spying and peeking are similar in the current "surveillance society". Similarly, this state of things nourishes the poetics of the artists who question this reality in productions in which the viewer stands in the place of the one who observes, and also in the one who is observed. The theoretical bases are in the ideas and studies of Michel Foucault, Sigmund Freud, Jacques Lacan, Arlindo Machado, Jacques Aumont and Philippe Dubois, as well as other authors, artists and works that contribute for these issues to be incorporated into the field of the video.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVideoartepor
dc.subjectPoesia - História e críticapor
dc.subjectVídeopor
dc.subjectPoéticapor
dc.subjectOlharpor
dc.subjectEscopofiliapor
dc.subjectPanópticopor
dc.subjectVideoeng
dc.subjectPoeticeng
dc.subjectGazeeng
dc.subjectScopophiliaeng
dc.subjectPanopticeng
dc.titlePoéticas do olhar: escopofilia e panoptismo em uma produção videográficapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rauscher, Beatriz Basile da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760581T9por
dc.contributor.referee1Silva, Cláudia Maria França da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706014Y5por
dc.contributor.referee2Rocha, Cleomar-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253768U5por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumo'Poéticas do olhar: escopofilia e panoptismo em uma produção videográfica' é uma pesquisa poética na linha de práticas e processos em artes visuais, realizada no período de 2010 a 2012. A pesquisa apresenta as produções em vídeo e os pressupostos teóricos que emergiram destas produções. Trata do 'olhar contemporâneo' a partir dos conceitos de escopofilia e panoptismo que se desdobram em questões como voyeurismo, vigilância e exibicionismo. A produção artística se constitui de um conjunto de quatro trabalhos, que apelam à interatividade, denominados 'Olho Mágico', 'Telescópio', 'Janela' e 'À Espreita'. A hipótese que permeia a pesquisa é que os atos de espiar e espionar são análogos na atual 'sociedade da vigilância'. Do mesmo modo, este estado de coisas nutre as poéticas dos artistas que questionam tal realidade em produções nas quais o observador se coloca no lugar daquele que observa e, também, daquele que é observado. As bases teóricas estão nas ideias e estudos de Michel Foucault, Sigmund Freud, Jaques Lacan, Arlindo Machado, Jacques Aumont e Philippe Dubois, bem como outros autores, artistas e obras que contribuem para que estas questões sejam transpostas para o terreno do vídeo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.121-
dc.orcid.putcode81760194-
dc.crossref.doibatchid67765add-fc00-4a03-b04a-0db8c802123f-
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