Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12286
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum |
Autor(es): | Júlio, Larissa Miranda |
Primeiro orientador: | Arantes, Luiz Humberto Martins |
Primeiro membro da banca: | Machado, Irlei Margarete Cruz |
Segundo membro da banca: | Alcure, Adriana Schneider |
Resumo: | Essa pesquisa se inicia na busca da compreensão de uma dramaturgia para o teatro de animação. A partir de um reconhecimento de especificidades desse teatro, percebe-se que a dramaturgia como texto não abarcaria todas as necessidades que essa forma de espetáculo se utiliza como técnicas discursivas. Compreendendo, portanto, relações como a do ator com o boneco, a constituição física do boneco, a técnica empregada na manipulação, entre outros. A concepção contemporânea de dramaturgia acaba sendo a que melhor vai abarcar o movimento de teatralidade em que se insere o teatro de animação atual. Para uma análise mais detalhada de como essa dramaturgia pode ser construída, foram pesquisados os espetáculos: Pinocchio, do grupo Giramundo; e O cavaleiro da triste figura, do grupo Catibrum. As propostas poéticas desses dois grupos belo-horizontinos se refletem e se afastam por uma série de questões, mas servem como exemplos de maneiras de uso da dramaturgia do teatro de bonecos atual no Brasil. |
Abstract: | This study begins the search for an understanding of dramaturgy for the puppet theater. Based on the recognition of the specificities of this category of theater, it is realized that literary dramaturgy does not include all the needs of discursive techniques used by this form of spectacle. Considering the relationship between the actor and the puppet, the physical aspects of the puppet, the manipulation techinic, used, among others aspects. The contemporary conception of dramaturgy ends up being the best that will encompass the movement of theatricality in which the current puppet theater is inserted. For a more detailed analysis of how this dramaturgy can be built, these shows were surveyed: Pinocchio, of the Giramundo group, and O cavaleiro da triste figura, of the Catibrum group. The poetic proposals of these two groups from Belo Horizonte are similar and are distinguished by a series of issues, but serve as examples of ways to use the dramaturgy of puppet theater in Brazil today. |
Palavras-chave: | Teatro de animação Dramaturgia Giramundo Catibrum Puppet theater Dramaturgy |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Linguística, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Referência: | JÚLIO, Larissa Miranda. Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12286 |
Data de defesa: | 16-Ago-2011 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
d.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.