Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12282
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Reflexões interpretativas: canções para canto e piano de Kilza Setti
Autor: Rodrigues, Sandra Regina Zumpano
Primer orientador: Carvalho, Flávio Cardoso de
Primer miembro de la banca: Gonçalves, Lília Neves
Segundo miembro de la banca: Kayama, Adriana Giarolla
Resumen: O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Fundamentos e Reflexões em Artes do Mestrado em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, investigando questões relativas à interpretação musical, através do estudo do texto e da linha do canto, dentro de uma seleção de canções para canto e piano da compositora Kilza Setti. A pesquisa realiza a averiguação da cientificidade da interpretação musical, a importância do texto e da linha do canto durante este processo e os fatores que podem ultrapassar o conhecimento racional, atingindo o intuitivo e o emocional. Três autores foram esteios para elucidar a abrangência das questões interpretativas: STEIN e SPIELMANN (1996), que discorrem sobre a forma canção; BAKHTIN (1979) acerca das funções do texto e POLANYI (1996) sobre a importância do conhecimento tácito. A escolha de Kilza Setti dá-se frente sua indubitável importância enquanto compositora e pesquisadora brasileira. Em nosso entendimento, a realização desta pesquisa revela-se como significativa uma vez que pode, além de auxiliar na compreensão do processo interpretativo, contribuir para o enriquecimento da literatura acadêmica sobre o tema.
Abstract: This work is part of the research area of Fundamentals Reflections of Arts Master Program at the University of Uberlandia, investigating issues of musical interpretation through the study of text and line song, within a selection of songs for voice and piano of the composer Kilza Setti. The research conducts a review of the scientific interpretation of the musical, the importance of text and vocal line during this process and the factors that may exceed the rational knowledge, reaching the intuitive and emotional. Three authors have been mainstays in elucidating the scope of interpretive questions: STEIN and Spielmann (1996), which discussed the song form, Bakhtin (1979) about the functions of text and Polanyi (1996) about the importance of tacit knowledge. The choice of Kilza Setti gives herself their undoubted importance as a writer and researcher in Brazil. In our view, this research proves to be as significant as it may, in addition to help understanding the interpretive process, contribute to the enrichment of the academic literature on the subject.
Palabras clave: Interpretação musical
Conhecimento tácito
Kilza Setti
Musical interpretation
Tacit knowledge
Setti, Kilza, 1932- Crítica e interpretação
Canto - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.)
Música - Aspectos psicológicos
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Cita: RODRIGUES, Sandra Regina Zumpano. Reflexões interpretativas: canções para canto e piano de Kilza Setti. 2011. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12282
Fecha de defensa: 20-may-2011
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Diss Sandra.pdf1.52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.