Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12280
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Lugares da impermanência: fotografias de casas em demolição |
Autor(es): | Simões, João Virmondes Alves |
Primeiro orientador: | Rauscher, Beatriz Basile da Silva |
Primeiro membro da banca: | Arantes, Shirley Paes Leme Paiva |
Segundo membro da banca: | Dória, Renato Palumbo |
Resumo: | Lugares da impermanência: fotografias de casas em demolição é uma pesquisa em Poéticas Visuais que traz reflexões práticasteóricas em torno de como o meu fazer artístico se constrói e se desdobra do espaço real para os espaços virtual e de instauração da obra. Utilizou-se como objeto de estudo as imagens de casas em demolição, fotografadas e tratadas com o programa de montagem de imagem panorâmica disponível em aparelho de telefonia celular. As fotografias foram realizadas nos locais em demolição selecionados ao acaso, a partir dos registros dos lugares por ocasião de caminhadas pela cidade de Uberlândia, situada na região denominada Triângulo Mineiro, ao sudoeste do Estado de Minas Gerais. Assim, produziu-se a série de fotografia documental denominada de Casas Anuladas período 2008 2010. As reflexões em torno do processo de criação à questão do "ponto de vista" do espaço como um lugar do qual a imagem foi subtraída, do sujeito que realiza a operação do corte fotográfico e do que fica fora do campo, do espaço e da imagem. Finaliza-se com análises da relação de deslocamento de um ponto de vista próprio e pessoal para o ponto de vista do espectador no espaço de instalação/instauração. A conclusão deste trabalho se realiza com a exposição Casas Anuladas na qual se apresentará a casa anulada como o lugar em que se perfaz a desconstrução do espaço da cidade. Ao operar, nesse lugar, pretende-se refletir sobre a possibilidade de transformar a idéia de resto e de desaparecimento de um objeto, em imagem, como um corte do espaço deslocada para outro espaço - a transposição que se apresenta no espaço de exposição. Pensar como o processo de criação e construção do trabalho se repete para se transformar, num jogo de eterno retorno, num movimento de espiral que pode abrir-se ou fechar-se ao infinito. |
Palavras-chave: | Fotografia Montagem Subtração Ponto de vista Casa Photographie Montage Soustraction Point de vue Maison Fotografia arquitetônica - Uberlândia (MG) Fotografia artística - Uberlândia (MG) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Linguística, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Referência: | SIMÕES, João Virmondes Alves. Lugares da impermanência: fotografias de casas em demolição. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12280 |
Data de defesa: | 11-Fev-2011 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diss Joao.pdf | 7.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.