Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12280
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSimões, João Virmondes Alves
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:21Z-
dc.date.available2011-05-17
dc.date.available2016-06-22T18:31:21Z-
dc.date.issued2011-02-11
dc.identifier.citationSIMÕES, João Virmondes Alves. Lugares da impermanência: fotografias de casas em demolição. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12280-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectMontagempor
dc.subjectSubtraçãopor
dc.subjectPonto de vistapor
dc.subjectCasapor
dc.subjectPhotographiefra
dc.subjectMontagefra
dc.subjectSoustractionfra
dc.subjectPoint de vuefra
dc.subjectMaisonfra
dc.subjectFotografia arquitetônica - Uberlândia (MG)por
dc.subjectFotografia artística - Uberlândia (MG)por
dc.titleLugares da impermanência: fotografias de casas em demoliçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rauscher, Beatriz Basile da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760581T9por
dc.contributor.referee1Arantes, Shirley Paes Leme Paiva
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793432E4por
dc.contributor.referee2Dória, Renato Palumbo
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795838Z7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4269796D6por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoLugares da impermanência: fotografias de casas em demolição é uma pesquisa em Poéticas Visuais que traz reflexões práticasteóricas em torno de como o meu fazer artístico se constrói e se desdobra do espaço real para os espaços virtual e de instauração da obra. Utilizou-se como objeto de estudo as imagens de casas em demolição, fotografadas e tratadas com o programa de montagem de imagem panorâmica disponível em aparelho de telefonia celular. As fotografias foram realizadas nos locais em demolição selecionados ao acaso, a partir dos registros dos lugares por ocasião de caminhadas pela cidade de Uberlândia, situada na região denominada Triângulo Mineiro, ao sudoeste do Estado de Minas Gerais. Assim, produziu-se a série de fotografia documental denominada de Casas Anuladas período 2008 2010. As reflexões em torno do processo de criação à questão do "ponto de vista" do espaço como um lugar do qual a imagem foi subtraída, do sujeito que realiza a operação do corte fotográfico e do que fica fora do campo, do espaço e da imagem. Finaliza-se com análises da relação de deslocamento de um ponto de vista próprio e pessoal para o ponto de vista do espectador no espaço de instalação/instauração. A conclusão deste trabalho se realiza com a exposição Casas Anuladas na qual se apresentará a casa anulada como o lugar em que se perfaz a desconstrução do espaço da cidade. Ao operar, nesse lugar, pretende-se refletir sobre a possibilidade de transformar a idéia de resto e de desaparecimento de um objeto, em imagem, como um corte do espaço deslocada para outro espaço - a transposição que se apresenta no espaço de exposição. Pensar como o processo de criação e construção do trabalho se repete para se transformar, num jogo de eterno retorno, num movimento de espiral que pode abrir-se ou fechar-se ao infinito.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81760214-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Joao.pdf7.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.