Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12041
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Análise de um projeto de educação a distância executado por meio de recursos eletrônicos (e-learning): um estudo de cado
metadata.dc.creator: Marques, Edward Patrick Early
metadata.dc.contributor.advisor1: Mello Junior, Edison
metadata.dc.contributor.referee1: Boas, Ana Alice Vilas
metadata.dc.contributor.referee2: Valadão Júnior, Valdir Machado
metadata.dc.description.resumo: O objeto desta pesquisa é o estudo das variáveis que interferem na elaboração de um projeto de Educação a Distância, executado por meio de recursos eletrônicos (e-learning). Mediante o delineamento do objeto de pesquisa, definiu-se como seu objetivo de forma mais ampla, identificar as características organizacionais e pedagógicas que compõem este projeto de Educação a Distância. De forma específica, a pesquisa pretende, ao identificar os fatores que constam neste projeto, descrevê-los para depois compará-los com os resultados da pesquisa desenvolvida por Teixeira et al. (2004), na mesma empresa pesquisada, e com as fases de elaboração de um programa de treinamento e esenvolvimento gerencial, apresentado na pesquisa de Mello Junior (1987); para que se possa propor uma metodologia voltada para a elaboração de programas de treinamento executados por meio de recursos eletrônicos (elearning). Inicialmente, é feita a introdução ao assunto da pesquisa, em que é justificada a sua importância e são delimitadas as suas fronteiras. Por meio de uma revisão da literatura sobre o assunto, procurou-se desenvolver um referencial teórico que está estruturado de forma a permitir uma visão geral do tema, para depois caracterizar os aspectos mais específicos deste fenômeno. Após o referencial teórico, pode-se encontrar um capítulo dedicado à descrição da metodologia aplicada na pesquisa de campo. Esse capítulo apresenta a pergunta da pesquisa e suas respectivas variáveis. As variáveis servirão como unidades de observação relevantes à pergunta proposta pela pesquisa. Em seguida, é descrito o instrumento de pesquisa, explicitadas as informações que se pretendem obter com ele e esclarecida a maneira como este instrumento será aplicado para coletar as informações relevantes. O capítulo seguinte expõe os resultados obtidos no estudo de caso, permanecendo o subseqüente reservado para a análise daqueles. Durante a análise de dados, a pesquisa pode observar que, a elaboração de um projeto de e-learning, precisa ser estruturado a partir de uma metodologia de elaboração específica. Além disso, o projeto precisa ser constituído de três elementos fundamentais: a tecnologia, o conteúdo e a gestão do conhecimento. Após revelar as informações obtidas por meio da análise de dados, são apresentados os desafios encontrados durante o processo de pesquisa e feitas às recomendações para futuros trabalhos.
Abstract: The object of this master s thesis is the study of the variables that are correlated to the elaboration of distance learning projects carried out by means of electronic tools (e-learning). The broad objective of the thesis is the identification of the main organizational and educational characteristics embedded in a specific corporate e-learning project, which stands out in Brazil, due to its ability to train and develop workers. The approach adopted, specifically focused on describing the variables correlated to the elaboration of this e-learning project, while also comparing the information associated with these variables, with the information provided by the case study of Teixeira et al. (2004) and the information supplied by the case study of Mello Junior (1987). The thesis basically wants to observe these variables, in order to develop a methodology which can be used by other organizations who wish to implement corporate e-learning projects to train and develop the skills, abilities and competencies of their workforce. The thesis begins with a brief introduction that emphasizes the importance of e-learning in the world today, while also detailing the boundaries of the research project. The introduction is followed by a bibliographical review, which is organized in such a way, that it permits the reader to understand the big picture before jumping into the smaller elements that constitute the phenomenon known as e-learning. The subsequent chapter deals with explaining the methodology used by the research project. This chapter clarifies the question proposed by the thesis, describes the categories and variables of the research object, informs the instrument which was used to collect data in the field study and explains how the data was gathered. The following chapter, states the information that was collected in the field study. The successive chapter, which is called Data Analysis, basically states what was learnt with the data that was collected in the scientific research project. The data analysis stage, emphasizes that an e-learning project must be elaborated according to a specific methodology. It also points out that e-learning projects must be composed of three fundamental elements: technology, content, and knowledge management. The final chapter of the thesis declares the challenges and the difficulties that were encountered during the research project and makes a couple of recommendations for future research projects.
Keywords: Educação a distância
E-learning
Internet
Gestão do conhecimento
Long distance education
E-learning
Internet
Knowledge management
Administração de projetos
Formação profissional
Internet na educação
Ensino à distância
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
Citation: MARQUES, Edward Patrick Early. Análise de um projeto de educação a distância executado por meio de recursos eletrônicos (e-learning): um estudo de cado. 2005. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12041
Issue Date: 29-Aug-2005
Appears in Collections:CPGAD - Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EPMarquesDISSPRT.pdf409.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.