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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Relações verticais colaborativas e mensuração contábil : uma análise da abordagem ABC
metadata.dc.creator: Dias, Wellington Amaral
metadata.dc.contributor.advisor1: Reis, Ernando Antonio dos
metadata.dc.contributor.referee1: Olak, Paulo Arnaldo
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Tânia Regina Brasileiro Azevedo
metadata.dc.description.resumo: Em face do crescente ambiente competitivo, as firmas têm se orientado para um modelo de gestão baseada em relações colaborativas, em que se estabelece a necessidade de informações gerenciais que alcancem além dos limites organizacionais apoiando os gestores na coordenação de atividades de uma firma que afetam o desempenho de outra. O ambiente colaborativo traz novos desafios para a gestão destas relações, fazendo erguer problemas de interesses de apropriação sobre os benefícios conjuntamente gerados que por sua vez afeta o nível de confiança da relação. A disponibilidade de informações contábeis atua neste contexto como um elemento de controle que correlaciona a disponibilidade de informação contábil com a confiança requerida. Os diversos autores pesquisados criticam a inadequação das informações contábeis neste ambiente, o que se tornou então o objetivo da pesquisa na busca de respostas a este questionamento. Esta dissertação apresenta um estudo de caso de uma aplicação de custos na abordagem ABC, num ambiente de relações interfirmas em colaboração. O objetivo deste estudo é investigar o papel das informações gerenciais suportadas pela abordagem de custos ABC por meio de um estudo de caso de uma aplicação desta abordagem de custos para suporte à tomada de decisão de formação de preços. Esta tomada de decisão está inserida num contexto de uma relação colaborativa entre o Atacadista Peixoto e o segmento de clientes de varejo de supermercados, gerida pela unidade de negócio denominada Rede Valor. O papel da informação contábil é interpretado observando-se o escopo das relações colaborativas na cadeia de valor, onde há predominância de atividades logísticas, de compras e de marketing. de forma contextualizar o modelo decisório destas relações. O ambiente social destas relações é investigado interpretando-se como o nível de confiança se relaciona com a disponibilidade de informações gerenciais. Em seguida investiga-se sobre a abordagem de custos ABC que na revisão da literatura é apontada como potencial fornecedora de informações de custos, explorando o estado da arte desta abordagem por meio de modelos teóricos de implementação neste ambiente. A pesquisa conclui que há uma carência de informações contábeis adequadas ao ambiente interfirmas, para suportar as decisões observando toda a cadeia de valor. A ferramenta ABC mostra-se empiricamente útil para apoiar decisões neste ambiente, porém sua complexa implementação a torna difícil de ser atualizada em um contexto de mudanças operacionais, com questionamentos sobre seu custo/benefício, conforme relatado na revisão bibliográfica. Adicionalmente, o estudo confirma empiricamente a relevância do nível de confiança entre as firmas como elemento influenciador sobre a disponibilidade de informações contábeis neste ambiente.
Abstract: In face of a growing competitive atmosphere, the firms have been guiding for a model of set administration collaborative relationships, which settle down the need of managerial information that reach beyond the organizational limits supporting the managers in the coordination of activities of a firma that affect the acting of another. The collaborative ambient brings new challenges for the administration of these relationships, making to raise problems of appropriation interests on the generated benefits the affect the level of trust of relationship. The availability of accounting information acts in this context as a control element that correlates the availability of accounting information with the request trust. Several researched authors criticize the inadequacy of the accounting information in this environment what became then the objective of the research in the search of answers to this questioning. This dissertation presents a case study of an application of costs in ABC approach, in an atmosphere of relationships interfirms in collaboration. The objective of this study is to investigate the role of the managerial informations supported by the ABC costs approach through a study of case of an application of this approach of costs to support the decision-making of prices formation. This decision-making of inserted in a context of a collaborative relationships between Peixoto Wholesaler and customers retailer segment of the supermarkets, managed for the unit de business denominated Rede Valor. The role of the accounting information is interpreted being observed the purpose of the collaborative relationships in the value chain, where there is predominance of logistical activities, purchases and marketing in a way to give context to the decisive model of these relationships. The social atmosphere of these relationships is investigated being interpreted managerial information availability. Soon after is investigated the ABC cost approach that in the revision of literature is pointed as potential supplier of costs information, exploring the state of the art of this approach through theoretical models of implementation in this environment. The research concluded that there is a lack of accounting informations suitable to the interfirms atmosphere to support decisions observing all the value chain. The ABC tool shows itself useful to support decisions in this environment, but its complex implementation turns it difficult to be up-to-date in a context of operational changes, with questionings about its costs and benefits, as related in the bibliographical revision. Additionally, the study confirms empirically the relevance of the trust level among the firms as an influenced element on the accounting information availability in this environment.
Keywords: Custeio ABC
Cadeia de valor
Estudo de caso
ABC costing
Value chain
Case study
Contabilidade gerencial
Comércio atacadista
Custeio baseado em atividades
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
Citation: DIAS, Wellington Amaral. Relações verticais colaborativas e mensuração contábil : uma análise da abordagem ABC. 2005. 228 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12038
Issue Date: 9-Mar-2005
Appears in Collections:CPGAD - Mestrado em Administração

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