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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A qualidade das informações na percepção de integrantes da cadeia de suprimentos interna: o caso do serviço Netsuper da CTBC Telecom
metadata.dc.creator: Silva, Valéria Vieira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Tânia Regina Brasileiro Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Carneiro, Tereza Cristina Janes
metadata.dc.contributor.referee2: Valadão Júnior, Valdir Machado
metadata.dc.description.resumo: Para crescer em ambientes competitivos, as organizações devem aprimorar processos e competências internas, por meio da tecnologia, e tomar decisões estratégicas sobre a demanda por qualidade da informação. Porém, atender o mercado e responder às necessidades dos clientes internos por informações com qualidade, exige gestão integrada, o que pode ser caro e difícil. Por isso, disseminá-las na cadeia de suprimentos interna, exige uma estrutura de processos eficazes, para compreender o que estes subsídios representam e por que são importantes para a entrega de produtos com qualidade. Assim, o objetivo desta pesquisa é avaliar a qualidade das informações que permeiam o fluxo da cadeia de suprimentos interna de uma organização de serviços, verificar a perda e identificar as dimensões de qualidade das informações que facilitam a obtenção dos resultados planejados. Para isso, valeu-se do estudo de caso na CTBC Telecom, operadora de telecomunicações que atua em parte do sudeste brasileiro com relevante representatividade socioeconômica. O foco específico de apreciação foi o serviço de acesso à Internet por banda larga, o NetSuper. Na análise identificaram-se as dimensões da qualidade das informações mais relevantes para os gestores e as distorções que comprometem a qualidade desses insumos. Para isso, desenhou-se a cadeia de suprimentos interna da Organização, explicou-se o fluxo das informações nessa cadeia, elaborou-se um ranking para priorizar as dimensões da qualidade na percepção dos gestores e descreveu-se o processo de repasse das informações. Em seguida, identificou-se o nível de conhecimento dos vendedores sobre as informações do NetSuper e a sua satisfação com a qualidade dessas informações, dos processos e demais subsídios para vendas, para então, verificar a perda da qualidade. A pesquisa é descritiva e, predominantemente qualitativa. Para a coleta de dados aplicaram-se: entrevistas semi-estruturadas com gestores, análises de documentos e questionário estruturado a uma amostra de vendedores dos canais de vendas diretos e indiretos. Para tabular e interpretar os dados aplicou-se análise de freqüência, tabelas dinâmicas e saídas gráficas. No estudo constatou-se que os gestores percebem a perda da qualidade das informações, comprovada nos canais de vendas, pelas evidências de baixo conhecimento sobre o produto e a carência dos vendedores na ênfase em dimensões da qualidade que facilitariam o fluxo de informações. Nos resultados, ficou constatado que as mais relevantes dimensões da qualidade para a CTBC Telecom, não são tratadas com prioridade nos processos e que a Organização necessita de um modelo de gestão integrada. Diante disso, apresentou-se uma proposta de estrutura de gestão da qualidade das informações, tendo como referência os modelos teóricos de Gestão da Cadeia de Suprimentos e de Lacunas da Qualidade em Serviços. Estudos posteriores devem incluir a análise com fornecedores e consumidores, abrangendo toda a cadeia de relacionamentos por onde permeiam as informações. Outro aspecto a investigar é a adoção de meios de medição da qualidade das informações nos elos da cadeia de suprimentos interna para aferir a sua qualidade.
Abstract: To grow in competitive environments, the organizations have to improve processes and people abilities thru information technology and make strategic decisions about information quality demand, in their in-house supply chains, to delivery quality service. However, guarantee customers demand and satisfy employees needs, request appropriate information management, what can be expensive and difficult. For that reason, information supply thru the process chain, demands an efficient structure to understand what these subsidies symbolize and why they are so important to delivery services with quality. Thus, the objective of this research is to evaluate the information flow quality in a services organization in-house supply chain, to identify the information quality dimensions that allow the progress of planned results attainment. For this, it was conduced a case study at CTBC Telecom, a regional telecommunications player in Brazilian southeastern, with a good social-economics representation. The specific focus of appreciation was the NetSuper, a broad band service (ADSL). The analysis identified the main information quality dimensions to the executives and their distortions that compromise these subsidies quality. For this, CTBC Telecom inhouse supply chain was drawn, the information flow of this chain was justified, the dimensions quality were ranked to prioritize those most important at the managers perception and the complete view of information flow process was described. Afterwards, the salesmen information knowledge level, about NetSuper service, was identified and also their satisfaction with the quality of information, processes and other subsidies for sales, for then, verifies the information quality loss. The research is descriptive and, predominantly qualitative. For data gathering it had been applied half-structuralized interviews with managers, document analyses and a structuralized questionnaire to a representative salesmen sample of direct and indirect channels. Data were tabulated and interpreted applying frequency analysis, dynamic tables and graphical exits. This case study evidenced that managers perceive the information quality loss, confirmed by the questionnaires data from salespeople, which evidence their lack of knowledge about the product advantages and attributes. Sales force sample highlighted some specific needs on quality dimensions that would improve the information quality flow. But, by the results, it was evidenced that the most important quality dimensions for CTBC Telecom Company are not dealt with priority in the Organization, what demonstrate that a model of integrated management of processes is needed. Further on this, it was recommended a scheme for an information quality management structure, referenced on the theoretical models of Supply Chain Management (Lambert, 2004) and Services Quality Gaps (Zeithaml and Parasuraman, 2004). Subsequent studies should include suppliers and consumers in the analysis, enclosing, by this, all relationships of the chain in which the information flows. Another investigative aspect is the adoption of measurement patterns of the information quality for all actors of the in-house supply chain, to survey the quality of the information.
Keywords: Gestão da cadeia de suprimentos interna
Dimensões da qualidade da informação
Fluxo de informações em organizações de serviços
Satisfação de clientes internos
Tecnologia da informação
In-house supply chain management
Information quality dimensions
Information flow in services
In-house customers satisfaction
Information Technology
Administração de empresas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
Citation: SILVA, Valéria Vieira da. A qualidade das informações na percepção de integrantes da cadeia de suprimentos interna: o caso do serviço Netsuper da CTBC Telecom. 2007. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12032
Issue Date: 28-Mar-2007
Appears in Collections:CPGAD - Mestrado em Administração

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