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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Marcas inovadoras: como os consumidores percebem a inovação
Autor: Silva, Cláudio Heleno Pinto da
Primer orientador: Paula, Veronica Angelica Freitas de
Primer miembro de la banca: Bandos, Melissa Franchini Cavalcanti
Segundo miembro de la banca: Paula, Vérica Marconi Freitas de
Resumen: A percepção da inovação e das marcas inovadoras pode ser diferencial para o desenvolvimento e sobrevivência de muitos negócios. A presente dissertação tem o objetivo de analisar como a inovação impacta a percepção de marca de consumidores brasileiros de alimentos e bebidas industrializados, além de identificar as marcas consideradas inovadoras dessa indústria e quais as características dessas marcas. Um total de 369 respondentes colaboraram com a pesquisa, oferecendo 1255 características que, por meio da análise de conteúdo, foram agrupadas em 10 categorias: Empreendedorismo; Marketing e Comunicação; Mix de Produtos; Praticidade e Funcionalidade; Embalagem e Design; Relacionamento com consumidor; Gestão; Sustentabilidade Socioambiental; Tecnologia e P&D; e Novidade + Experiência Nova. Os resultados encontrados foram comparados a trabalhos que abordavam o tema inovação e que puderam ser relacionados à indústria de alimentos e bebidas, como Beverland et al. (2010); Domingues (2008); Manual de Oslo (OECD, 2004); Pavitt (1984); Pleschak e Sabisch (1996) apud Guo e Yin (2014); e Schumpeter (1982, 1985, 2005). A análise cruzada mostrou que, de maneira geral, as marcas inovadoras apresentam um processo de mistura, união, ou mix, entre as dez características, com ênfase em três: Empreendedorismo, Marketing e Comunicação e Mix de Produtos. O estudo demonstrou que marcas consideradas inovadoras são criativas, confiáveis e ousadas, apresentam publicidades criativas e interessantes, são acessíveis, prezam pela qualidade de seus produtos e procuram satisfazer desejos muitas vezes ainda desconhecidos pelos próprios consumidores.
Abstract: The perception of innovation and innovative brands may be differential for the development and survival of many businesses. This dissertation aims to analyze how innovation impacts the brand perception of Brazilian consumers of food products and processed beverages, in addition to identifying brands considered innovative in this industry as well as its features. A total of 369 respondents contributed to the survey, offering 1255 features grouped in 10 categories from the content analysis: Entrepreneurship; Marketing and Communication; Product Mix; Practicality and Functionality; Packaging and Design; Consumer Relations, Management; Social and Environmental Sustainability; Technology and R & D; and New + New Experience. The results were compared to works that address innovation and that could be related to the food and beverage industry, as Beverland et al. (2010); Domingues (2008); Oslo Manual (OECD, 2004); Pavitt (1984); Pleschak and Sabisch (1996) cited by Guo and Yin (2014); and Schumpeter (1982, 1985, 2005). Cross-analysis showed that in general, the innovative brands have a mixing process, union, or mix among the ten characteristics, with an emphasis on three: Entrepreneurship, Marketing and Communications and Product Mix. Overall, the study showed that innovative brands are creative, confident and bold, present creative and interesting advertisements, are affordable, value the quality of their products and seek to satisfy desires, often still unknown by consumers themselves.
Palabras clave: Marcas inovadoras
Inovação
Branding
Percepção de inovação
Innovative brands
Innovation
Branding
Innovation perception
Branding (Marketing)
Marca de produtos
Marca registrada
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Cita: SILVA, Cláudio Heleno Pinto da. Marcas inovadoras: como os consumidores percebem a inovação. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.274
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.274
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12031
Fecha de defensa: 28-mar-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Administração

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