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dc.creatorSilva, Cláudio Heleno Pinto da-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:30:33Z-
dc.date.available2016-05-30-
dc.date.available2016-06-22T18:30:33Z-
dc.date.issued2016-03-28-
dc.identifier.citationSILVA, Cláudio Heleno Pinto da. Marcas inovadoras: como os consumidores percebem a inovação. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.274por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12031-
dc.description.abstractThe perception of innovation and innovative brands may be differential for the development and survival of many businesses. This dissertation aims to analyze how innovation impacts the brand perception of Brazilian consumers of food products and processed beverages, in addition to identifying brands considered innovative in this industry as well as its features. A total of 369 respondents contributed to the survey, offering 1255 features grouped in 10 categories from the content analysis: Entrepreneurship; Marketing and Communication; Product Mix; Practicality and Functionality; Packaging and Design; Consumer Relations, Management; Social and Environmental Sustainability; Technology and R & D; and New + New Experience. The results were compared to works that address innovation and that could be related to the food and beverage industry, as Beverland et al. (2010); Domingues (2008); Oslo Manual (OECD, 2004); Pavitt (1984); Pleschak and Sabisch (1996) cited by Guo and Yin (2014); and Schumpeter (1982, 1985, 2005). Cross-analysis showed that in general, the innovative brands have a mixing process, union, or mix among the ten characteristics, with an emphasis on three: Entrepreneurship, Marketing and Communications and Product Mix. Overall, the study showed that innovative brands are creative, confident and bold, present creative and interesting advertisements, are affordable, value the quality of their products and seek to satisfy desires, often still unknown by consumers themselves.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMarcas inovadoraspor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectBrandingpor
dc.subjectPercepção de inovaçãopor
dc.subjectInnovative brandseng
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectBrandingeng
dc.subjectInnovation perceptioneng
dc.subjectBranding (Marketing)por
dc.subjectMarca de produtospor
dc.subjectMarca registradapor
dc.titleMarcas inovadoras: como os consumidores percebem a inovaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Paula, Veronica Angelica Freitas de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769268Y8por
dc.contributor.referee1Bandos, Melissa Franchini Cavalcanti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763266Y2por
dc.contributor.referee2Paula, Vérica Marconi Freitas de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764710T8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4454915E6por
dc.description.degreenameMestre em Administraçãopor
dc.description.resumoA percepção da inovação e das marcas inovadoras pode ser diferencial para o desenvolvimento e sobrevivência de muitos negócios. A presente dissertação tem o objetivo de analisar como a inovação impacta a percepção de marca de consumidores brasileiros de alimentos e bebidas industrializados, além de identificar as marcas consideradas inovadoras dessa indústria e quais as características dessas marcas. Um total de 369 respondentes colaboraram com a pesquisa, oferecendo 1255 características que, por meio da análise de conteúdo, foram agrupadas em 10 categorias: Empreendedorismo; Marketing e Comunicação; Mix de Produtos; Praticidade e Funcionalidade; Embalagem e Design; Relacionamento com consumidor; Gestão; Sustentabilidade Socioambiental; Tecnologia e P&D; e Novidade + Experiência Nova. Os resultados encontrados foram comparados a trabalhos que abordavam o tema inovação e que puderam ser relacionados à indústria de alimentos e bebidas, como Beverland et al. (2010); Domingues (2008); Manual de Oslo (OECD, 2004); Pavitt (1984); Pleschak e Sabisch (1996) apud Guo e Yin (2014); e Schumpeter (1982, 1985, 2005). A análise cruzada mostrou que, de maneira geral, as marcas inovadoras apresentam um processo de mistura, união, ou mix, entre as dez características, com ênfase em três: Empreendedorismo, Marketing e Comunicação e Mix de Produtos. O estudo demonstrou que marcas consideradas inovadoras são criativas, confiáveis e ousadas, apresentam publicidades criativas e interessantes, são acessíveis, prezam pela qualidade de seus produtos e procuram satisfazer desejos muitas vezes ainda desconhecidos pelos próprios consumidores.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.274pt_BR
dc.orcid.putcode81757299-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Administração

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