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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Competências do gestor público: a relação entre a academia e as práticas
metadata.dc.creator: Buzatto, Taiza Rita Bertoldi
metadata.dc.contributor.advisor1: Valadão Júnior, Valdir Machado
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Edileusa Godói de
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Marcus Vinicius Gonçalves da
metadata.dc.description.resumo: O objetivo geral desta pesquisa consiste em avaliar o nível de coerência dos projetos pedagógicos e ementas das disciplinas dos cursos de graduação em Administração Pública com nota cinco no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em relação à formação de competências necessárias para o bom desempenho na prática profissional. Assim, buscou-se analisar a relação entre a academia e a prática, adotando-se como método de abordagem a pesquisa qualitativa e quantitativa. A pesquisa quantitativa foi realizada por meio da aplicação de um questionário construído com base no referencial teórico sobre competências e, principalmente, sobre as habilidades do administrador público apontadas por Keinert (1994), com a finalidade de identificar o grau de importância , a intensidade de uso e o domínio em relação a 30 competências identificadas. O questionário foi validado pelo método dos juízes, por testes estatísticos, tendo sido aplicado a gestores públicos. A pesquisa qualitativa se deu por meio da análise de conteúdo dos projetos pedagógicos dos cursos de Administração Pública e suas ementas, em três instituições que obtiveram nota cinco no Enade na última avaliação, referente ao triênio 2009-2011. Quanto aos resultados, verifica-se que as competências são avaliadas como muito importante para o contexto de trabalho, e que a maioria delas está sendo utilizada na prática. Em relação ao domínio dos respondentes, observa-se que o índice de prioridade de treinamento (IPT) ficou abaixo do ponto médio, ou seja, os respondentes apresentam um bom domínio, porém ainda podem ser mais bem desenvolvidos. Pode-se constatar que as instituições estão caminhando para a formação de competências, uma vez que as competências (28) tidas como muito importante , em sua maioria, foram encontradas na proposta de formação das instituições pesquisadas. Alguns resultados apontam algumas fragilidades que devem ser consideradas pela academia como, por exemplo, o menor domínio dos respondentes estar direcionado para a competência política , cidadania e democracia , visão estratégica , sustentabilidade que são competências fundamentais para o contexto público. Contudo, alguns apontamentos advindos da análise dos resultados indicam que não basta apenas a academia inserir essas competências nos projetos e ementas, mas, além disso, as instituições de ensino devem repensar os seus modelos de ensino.
Abstract: The aim of this study was to evaluate the level of consistency of the pedagogical projects and related discipline descriptions of Public Administration Undergraduate Programs which have received grade 5 in the National Exam of Students Performance (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE), concerning the formation of the necessary competences for the good performance in students professional practice. By adopting a methodological approach which combined qualitative and quantitative methods, we aimed at examining the relationship between academia and practice. For the quantitative research, a questionnaire was used based on the theoretical references concerning the competences and skills required for the public administrator, as pointed out by Keinert (1994). The purpose of the questionnaire was to identify the level of importance , the intensity of use , and the domain in relation to the 30 competencies identified. The questionnaire was validated by method of judges, through statistical tests applied to public managers. The qualitative research was carried out through content analysis of pedagogical projects and course descriptions from three institutions which had obtained grade five in the National Exam of Students Performance (ENADE) in the last evaluation for the triennium 2009-2011. According to the results, skills were assessed as \"very important\" for work context, and most of them are being used in professional practice. Concerning the mastery of the respondents skills, results show that the training priority index (TPI) was below average, in other words, respondents showed a good mastery of skills, but this could be improved. As it was observed, the institutions are moving into the training of competencies, since the majority of the competencies (28) that were considered \"very important\" were found in the educational project of the institutions which took part in the research. Some results show some weaknesses that must be considered by the academy, for example, the lowest dominion of the respondents be directed to the \"political competence\", citizenship and democracy , strategic vision \",\" sustainability \" that are essential competencies for context public. However, results indicate that it is not enough to insert those competences in the pedagogical projects and in the discipline or course descriptions. The institutions must also rethink their teaching models and paradigms.
Keywords: Competências
Gestor
Projetos pedagógicos
Ementas
Competencies
Manager
Public administration
Pedagogical projects
Course descriptions
Administração pública
Administradores - Formação profissional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
Citation: BUZATTO, Taiza Rita Bertoldi. Competências do gestor público: a relação entre a academia e as práticas. 2012. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11978
Issue Date: 4-Dec-2012
Appears in Collections:CPGAD - Mestrado em Administração

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