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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Processo de compra de produtos para recém-nascidos na feira hippie de Goiânia-GO: um olhar antropológico
metadata.dc.creator: Cardoso Sobrinho, Carlos Antonio
metadata.dc.contributor.advisor1: Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas
metadata.dc.contributor.referee1: Moriguchi, Stella Naomi
metadata.dc.contributor.referee2: Abreu, Nelsio Rodrigues de
metadata.dc.description.resumo: O tema desta dissertação aborda uma das vertentes do business anthropology, a Antropologia do Consumo. O crescente interesse no assunto, tanto no contexto acadêmico quanto mercadológico, instigou a elaboração desta pesquisa. O fator que vem contribuindo para o aumento da produção acerca da questão aqui discutida é a forma pela qual essa área faz a aproximação entre marketing, comportamento do consumidor e a visão antropológica. A busca pelo entendimento do comportamento do consumidor, por meio do prisma interpretativista, o qual se ancora em métodos qualitativos de coleta de dados, em detrimento da abordagem quantitativa, torna a antropologia do consumo um tema capaz de trabalhar com os aspectos culturais e simbólicos que envolvem o ato de consumir. Nesse contexto, estabeleceu-se como objetivo, desta pesquisa, interpretar as manifestações simbólicas identificadas durante o processo de constituição do enxoval de recém-nascidos. O objeto de análise é um mercado periódico, sendo sua escolha justificada pela pluralidade étnica e comportamental dos usuários do local. O referencial teórico abrangeu desde os conceitos business anthropology, passando pela discussão da interdisciplinaridade envolvendo ciências sociais e as ciências sociais aplicadas, chegando até a criação e evolução da antropologia do consumo, aprofundando-se na utilização da etnografia em cenários mercadológicos. Para atender à proposta metodológica da dissertação, utilizou-se a etnografia como procedimento de execução do trabalho de campo. Esse método foi adequado ao contexto comercial. Assim sendo, por meio da quasi-ethnography, realizou-se uma observação não participante, cujos dados foram registrados em um diário de campo e, posteriormente, foram analisados. As informações resultaram em três vertentes de análise sobre os aspectos que influenciam o comportamento dos consumidores: a) a dinâmica da feira; b) as histórias dos corredores; e c) o papel dos indivíduos no processo. Os achados evidenciaram a influência do ambiente na relação de consumo e na interação entre os indivíduos, explicitando o quão relevante são os aspectos simbólicos para formação dos significados do ato de consumir. Quanto à condução do trabalho etnográfico, reforçou-se a premissa da potencialidade do método em envolver observado e observador, proporcionando uma visão do fenômeno, sem intermediários, com os dados coletados diretos na fonte.
Abstract: The theme of this dissertation addresses one aspect of the business anthropology that is Anthropology of Consumption. The growing interest in the subject, both within academic and marketing, has instigated the development of this research. The fact that has contributed to the increase of production on the issue discussed, is the proximity between marketing, consumer behavior and anthropological view. The search for understanding consumer behavior through the prism interpretive grounded in qualitative methods of data collection, rather than a quantitative approach, the anthropology of consumption is an issue capable of working with cultural and symbolic aspects that involve the act to consume. In this context, it was established as a goal, interpret the symbolic manifestations identified during the process of formation of newborn layette. The object of analysis it is a periodic market, chosen by the ethnic plurality and behavior of users of the site. The theoretical concepts from the business covered anthropology, through interdisciplinary discussion involving the social sciences and applied social sciences and reaching the creation and evolution of the anthropology of consumption, deepening further the use of ethnography in market scenarios. To achieve the methodological purpose of the dissertation, ethnography as a procedure for implementing the field work. This method was suitable for the commercial context, therefore, through the quasi-ethnography, there was a non-participant observation, and data were recorded in a diary and later analyzed. The information resulted in three areas of analysis of the factors that influence consumer behavior: a) the dynamics of the fair; b) the aisle stories, c) the role of individuals in the process. The results show the influence of environment on consumer relationship and interactionbetween individuals, explaining how relevant are the symbolic meanings for the formation of the act of consuming. As to the conduct of ethnographic work, reinforced the premise of the method has potential to involve observed and noted, providing a view of the phenomenon without intermediaries with data collected directly from the source.
Keywords: Business anthropology
Antropologia do consumo
Quase etnografia
Mercado periódico
Anthropology of consumption
Quasi-ethnography
Periodic market
Consumo (Economia) - Aspectos sociais
Comportamento do consumidor
Antropologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
Citation: CARDOSO SOBRINHO, Carlos Antonio. Processo de compra de produtos para recém-nascidos na feira hippie de Goiânia-GO: um olhar antropológico. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11966
Issue Date: 27-Feb-2012
Appears in Collections:CPGAD - Mestrado em Administração

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