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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Gerenciamento de projetos: uma análise a partir da estratégia como prática social
metadata.dc.creator: Rego, Erce Cristina Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Valadão Júnior, Valdir Machado
metadata.dc.contributor.referee1: Sá, Raquel Cristina Radamés de
metadata.dc.contributor.referee2: Camargo, Silvana Prata
metadata.dc.description.resumo: Este estudo adota a abordagem emergente da estratégia, que a considera uma prática social, para analisar o gerenciamento de projetos e portfólio de uma organização. À medida que as organizações tornam-se orientadas à execução de um número crescente de projetos simultâneos, demanda também o alinhamento de tais projetos à sua estratégia. Uma nova abordagem no campo da estratégia, a estratégia como prática social, que surgiu em grande parte em função da crescente insatisfação com as investigações tradicionais nesta área (JARZABKOWSKI; SPEE, 2009) proporciona uma interpretação mais ampla da estratégia à medida que representa o dia a dia do gerenciamento envolvendo as ações, interações e negociações dos múltiplos atores, bem como as situações práticas em que se baseiam para a sua realização. Considerando que a estratégia e o gerenciamento dos projetos estão interrelacionados na gestão de uma organização, sendo que os projetos fazem parte do fazer a estratégia nas organizações, este estudo buscou entender como a seleção e o gerenciamento de projetos contribui para o fazer estratégia do ponto de vista da prática social. Como procedimento metodológico para a consecução dos objetivos, foi realizada uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo e natureza qualitativa em uma organização privada, do setor de tecnologia da informação e comunicação, localizada na cidade de Uberlândia-MG. A pesquisa envolveu profissionais que participam do delineamento da estratégia da empresa e gerentes de projetos. O método de procedimento adotado foi o estudo de caso e envolveu as seguintes fontes de evidências: entrevistas individuais do tipo semi-estruturadas, documentos organizacionais, observação direta e de artefatos físicos. O desvendar dessas práticas mostrou que, ao passo que a abordagem prática da estratégia abrange a compreensão da rotina organizacional, envolvendo a percepção das pessoas nos diversos níveis hierárquicos da empresa, é possível que esta prática esteja intimamente ligada ao gerenciamento dos projetos, uma vez que estes não apenas constituem o desdobramento da estratégia, mas exerce forte influência sobre esta.
Abstract: This study adopts the approach of the emerging strategy, regarding it as a social practice, to consider the project management and portfolio of an organization. As organizations become oriented to the implementation of an increasing number of concurrent projects, demands also the alignment of such projects on its strategy. A new approach in the field of strategy, the strategy as social practice, which arose largely because of growing dissatisfaction with traditional research in this area (JARZABKOWSKI; SPEE, 2009) provides a broader interpretation of the strategy as it represents the day to day management involving the actions, interactions and negotiations of multiple actors, as well as practical issues on which they rely for their implementation. Whereas the strategy and project management are interrelated in the management of an organization, and the projects are part of the "make strategy" in organizations, this study sought to understand how selection and project management contributes to "do" strategy in terms of social practice. The methodology applied to achieve the goals, we conducted an applied research, descriptive and qualitative nature in a private organization, the sector of information technology and communication in the city of Uberlândia-MG. The research involved professionals who participate in the design of the company's strategy and project managers. The method of procedure adopted was case study and involved the following sources of evidence: interviews of semi-structured organizational documents, direct observation and physical artifacts. An analysis showed that these practices, while the practical approach of the strategy covers the understanding of organizational routine, involving the perception of people in different hierarchical levels of the company, it is possible that this practice is closely linked to project management. These not only constitute the unfolding of the strategy, but exerts a strong influence on this.
Keywords: Administração de projetos
Planejamento empresarial
Estratégia como prática social
Portfólio de projetos
Critérios de seleção de projetos
Strategy-as-practice
Project management
Project portfolio
Selection criteria of projects
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
Citation: REGO, Erce Cristina Martins. Gerenciamento de projetos: uma análise a partir da estratégia como prática social. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11942
Issue Date: 1-Sep-2010
Appears in Collections:CPGAD - Mestrado em Administração

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