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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Valores pessoais na decisão do consumo de serviços odontológicos de Uberlândia
metadata.dc.creator: Reis, Gleidson Acassio dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas
metadata.dc.contributor.referee1: Moriguchi, Stella Naomi
metadata.dc.contributor.referee2: Rezende, Daniel Carvalho de
metadata.dc.description.resumo: O setor de serviços odontológicos sofreu, nos últimos anos, uma queda da rentabilidade devido ao aumento da competitividade em um ritmo superior ao crescimento da demanda. Nesse cenário, destaca-se a importância de conhecer o comportamento dos consumidores desse setor, com o objetivo de melhorar as ações de marketing e, consequentemente, adequar os diferentes aspectos que envolvem o serviço para orientar os profissionais e empresários do setor. Assim, o presente trabalho procurou identificar quais são os valores para o cliente no consumo de serviços odontológicos, em clínicas e consultórios de Uberlândia. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre marketing de serviços, o conceito de valores pessoais e a teoria da cadeia meios-fim. Os dados foram colhidos e analisados utilizando-se da técnica laddering, conhecida também por escalonamento, que é um processo elaborado para compreender e apreender como os consumidores traduzem os atributos dos produtos, passando por suas consequências, em significados associativos a respeito de si mesmo que, de acordo com a teoria de meios-fim, são os valores instrumentais e terminais. Foram identificadas dimensões importantes de valores, tendo ênfase maior em conservadorismo e autoaprimoramento . Especificamente, já em relação aos valores pessoais, foram reconhecidos, também, alguns padrões de comportamento guiado por eles, tais como capacidade e alguns estados-finais de existência, entre eles: bem-estar, realização, felicidade e socialização. Em relação aos atributos, podemos destacar o preço, as referências, a limpeza, o atendimento, a capacidade técnica e a formação do profissional. Percebemos uma preocupação dos consumidores em ter garantia da qualidade do tratamento, a valorização da relação com o dentista, a necessidade de confiança no profissional, a preocupação com a estética, com a autoestima e com a saúde, para alcançar os valores pessoais.
Abstract: The dental services industry has suffered in recent years, a decline in profitability due to increased competitiveness in a faster rate than demand growth. In this scenario, we highlight the importance of knowing the consumer behavior of this sector, with the goal of improving the marketing activities and, consequently, to adapt the different aspects of the service to guide professionals and entrepreneurs. Thus, this study sought to identify what are the values to the client in the consumption of dental services in clinics and this city. For this, we performed a literature review of services marketing, the concept of personal values and the theory of means-end chain. Data were collected and analyzed using the laddering technique, also known as scaling, which is a technique developed to understand and grasp how consumers translate the attributes of products, through its effects on associative meanings about yourself that according to the theory of means-end, are the instrumental values and terminal. We identified important dimensions of values, with greater emphasis on "conservatism" and "autoaprimoramento. Specifically, we have in relation to personal values, we identified some patterns of behavior guided by them, such as "capacity" and some statesfinals of existence, including: welfare, development, happiness, and socialization. Regarding the attributes, we can highlight the price, references, cleaning, care, expertise and professional training. We noticed a concern of consumers in having quality assurance of treatment, recovery of the relationship with the dentist, the need for confidence in the profession, concern for aesthetics, with their self-esteem and your health, to achieve personal values.
Keywords: Marketing de serviços
Serviços odontológicos
Valores pessoais
Cadeia meios-fim
Services marketing
Consumer behavior
Dental services
Personal values
The means-end chain
Laddering
Marketing de serviços (Odontologia)
Consultórios odontológicos - Administração
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
Citation: REIS, Gleidson Acassio dos. Valores pessoais na decisão do consumo de serviços odontológicos de Uberlândia. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11937
Issue Date: 26-Apr-2010
Appears in Collections:CPGAD - Mestrado em Administração

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