Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11921
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A Auto-Eficácia em estudantes universitários: um estudo de tradução e validação da Career Decision Self-Efficacy Scale |
Autor: | Borges, Ana Lucia Araujo |
Primer orientador: | Mello Junior, Edison |
Primer miembro de la banca: | Pinto, Rogério de Melo Costa |
Segundo miembro de la banca: | Maestro Filho, Antônio Del |
Resumen: | Com o intuito de valer-se das contribuições provenientes dos estudos da Auto-Eficácia nos domínios da carreira e oferecer um instrumento para esse fim, este estudo orientouse pelo objetivo geral de focalizar a adaptação transcultural da versão em português do instrumento CDSE Career Decision Self-efficacy Scale nos processos de decisão de carreira de estudantes universitários do curso de Administração de Empresas. A equivalência semântica foi avaliada no que diz respeito ao significado referencial dos termos/palavras e a acepção geral de cada item. A equivalência de mensuração entre a versão em português e o instrumento original foi apreciada por meio de propriedades psicométricas. Este estudo é caracterizado metodologicamente como Pesquisa Survey Interseccional, pela forma de abordagem quantitativa e descritiva em uma amostra composta por 339 estudantes da UNIUBE, campus Uberaba. Os resultados indicaram que o instrumento CDSE Career Decision Self-Efficacy Scale - mostrou-se válido e confiável para medir a auto-eficácia na amostra, carecendo de novos estudos para ser generalizável à população brasileira. As medianas para cada domínio: auto-avaliação minuciosa, pesquisas de informações ocupacionais, seleção de metas, planejamento e resolução de problemas indicaram escores acima da média de 3.5, dessa forma, infere-se que os estudantes analisados tendem a aproximar-se do comportamento de auto-eficácia ao invés de evitá-lo. |
Abstract: | In order to use the contributions from studies of self-efficacy in the areas of career and provide a tool for this purpose, this study was guided by the overall objective of focuses on the cross-cultural adaptation of the Portugueses version of the CDSE- Career Decision Self- Efficacy Scale in the processes of choosing a career of students from the Faculty of Business Administration. Semantic equivalence was evaluated with regard to the referential meaning of words and the general connotative meaning of each item. Measurement equivalence between the Portugueses version and the original instrument was assessed by means of the version s psychometric properties. Methodologically characterized as an Intersectional Survey Research, by the descriptive and quantitative approach in a sample comprising 339 students from UNIUBE, Uberaba campus. The results indicated that the instrument CDSE - Career Decision Self-Efficacy Scale - was shown to be valid and reliable for measuring self-efficacy in the sample, but further studies are needed to make it generalizable to the population. The median for each area: detailed self-assessment, research of occupational information, selection of targets, planning and problem solving, showed average scores above 3.5, thus, it appears that students analyzed tend to approach the behavior of self-efficacy rather than avoid it. |
Palabras clave: | Desenvolvimento profissional Estudantes universitários Validação de instrumentos Professional development Self-efficacy University students Validation of instruments Auto-eficácia Orientação profissional Profissões - Desenvolvimento |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Administração |
Cita: | BORGES, Ana Lucia Araujo. A Auto-Eficácia em estudantes universitários: um estudo de tradução e validação da Career Decision Self-Efficacy Scale. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11921 |
Fecha de defensa: | 23-abr-2009 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AutoEficaciaEstudantes.pdf | 926.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.