Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11921
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBorges, Ana Lucia Araujo-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:30:10Z-
dc.date.available2009-07-21-
dc.date.available2016-06-22T18:30:10Z-
dc.date.issued2009-04-23-
dc.identifier.citationBORGES, Ana Lucia Araujo. A Auto-Eficácia em estudantes universitários: um estudo de tradução e validação da Career Decision Self-Efficacy Scale. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11921-
dc.description.abstractIn order to use the contributions from studies of self-efficacy in the areas of career and provide a tool for this purpose, this study was guided by the overall objective of focuses on the cross-cultural adaptation of the Portugueses version of the CDSE- Career Decision Self- Efficacy Scale in the processes of choosing a career of students from the Faculty of Business Administration. Semantic equivalence was evaluated with regard to the referential meaning of words and the general connotative meaning of each item. Measurement equivalence between the Portugueses version and the original instrument was assessed by means of the version s psychometric properties. Methodologically characterized as an Intersectional Survey Research, by the descriptive and quantitative approach in a sample comprising 339 students from UNIUBE, Uberaba campus. The results indicated that the instrument CDSE - Career Decision Self-Efficacy Scale - was shown to be valid and reliable for measuring self-efficacy in the sample, but further studies are needed to make it generalizable to the population. The median for each area: detailed self-assessment, research of occupational information, selection of targets, planning and problem solving, showed average scores above 3.5, thus, it appears that students analyzed tend to approach the behavior of self-efficacy rather than avoid it.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectValidação de instrumentospor
dc.subjectProfessional developmenteng
dc.subjectSelf-efficacyeng
dc.subjectUniversity studentseng
dc.subjectValidation of instrumentseng
dc.subjectAuto-eficáciapor
dc.subjectOrientação profissionalpor
dc.subjectProfissões - Desenvolvimentopor
dc.titleA Auto-Eficácia em estudantes universitários: um estudo de tradução e validação da Career Decision Self-Efficacy Scalepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mello Junior, Edison-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783836E9por
dc.contributor.referee1Pinto, Rogério de Melo Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796542T6por
dc.contributor.referee2Maestro Filho, Antônio Del-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701541Z6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230984T9por
dc.description.degreenameMestre em Administraçãopor
dc.description.resumoCom o intuito de valer-se das contribuições provenientes dos estudos da Auto-Eficácia nos domínios da carreira e oferecer um instrumento para esse fim, este estudo orientouse pelo objetivo geral de focalizar a adaptação transcultural da versão em português do instrumento CDSE Career Decision Self-efficacy Scale nos processos de decisão de carreira de estudantes universitários do curso de Administração de Empresas. A equivalência semântica foi avaliada no que diz respeito ao significado referencial dos termos/palavras e a acepção geral de cada item. A equivalência de mensuração entre a versão em português e o instrumento original foi apreciada por meio de propriedades psicométricas. Este estudo é caracterizado metodologicamente como Pesquisa Survey Interseccional, pela forma de abordagem quantitativa e descritiva em uma amostra composta por 339 estudantes da UNIUBE, campus Uberaba. Os resultados indicaram que o instrumento CDSE Career Decision Self-Efficacy Scale - mostrou-se válido e confiável para medir a auto-eficácia na amostra, carecendo de novos estudos para ser generalizável à população brasileira. As medianas para cada domínio: auto-avaliação minuciosa, pesquisas de informações ocupacionais, seleção de metas, planejamento e resolução de problemas indicaram escores acima da média de 3.5, dessa forma, infere-se que os estudantes analisados tendem a aproximar-se do comportamento de auto-eficácia ao invés de evitá-lo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81757417-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AutoEficaciaEstudantes.pdf926.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.