Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11861
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O erudito e o popular em as Intermitências da morte, José Saramago
metadata.dc.creator: Amorim, José do Carmo
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Kênia Maria de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Pachane, Graziela Giusti
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida Júnior, José Benedito de
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação apresenta como principal objetivo uma análise da obra As intermitências da morte, do autor português José Saramago. Há poucos estudos sobre essa temática e, portanto, no intuito de acrescentar bibliografia aos estudos sobre a morte em Saramago, resolvemos ampliar o debate sobre tal assunto. Esta dissertação procura ler e interpretar este romance pelo viés da circularidade entre as culturas eruditas e populares. Nossos estudos estão embasados tanto nos estudos de Câmara Cascudo, com seus contos do folclore luso-brasileiro, como também nas análises estabelecidas por Carlo Ginzburg e Bakhtin sobre o diálogo intertextual entre a academia e o povo. Já no que concerne às questões do mito, nossos estudos se apoiam em Eliade, na Bíblia e nos estudos antropológicos e filosóficos sobre a morte e as instituições que a adestram, como a Igreja, o governo, a política. Este trabalho procura ainda analisar a estrutura e a composição do romance As intermitências da morte, de José Saramago. Nosso olhar perpassa tanto os contos folclóricos e os mitos que tratam do tema da morte como também obras consideradas eruditas no meio universitário, como O Retrato de Dorian Gray, A Divina Comédia de Dante, dentre outros.
Abstract: This dissertation presents as its principal objective an analysis of the work As intermitências da morte, by the Portuguese author José Saramago. There are few studies about this theme and, therefore, in the intention of adding bibliography to the studies about death on Saramago, we decided to increase the debate about that subject. This dissertation search to read and interpret this novel by the view of the circularity between erudite and popular cultures. Our studies are based both on Câmara Cascudo s studies, with his tales of the Portuguese- Brazilian folklore, and on the analysis made by Carlo Ginzburg and Bakhtin, about the intertextual dialogue between academy and folk. About the questions that concerns the myth, our studies are supported by Eliade, the Bible and the anthropological and philosophical studies about the death and the institutions that drill it, such as the Church, the government, the politics. This work also search to analyze the structure and the composition of the novel As intermitências da morte, by José Saramago. Our view touches the folkloric tales and myths that treat the theme of death and also touches works considered erudite in the academic sphere, such as The Picture of Dorian Gray, Dante s Divine Comedy, among others.
Keywords: José Saramago
Literatura
Morte
Erudito
Popular
Literature
Death
Erudite
Literatura portuguesa - História e crítica
Saramago, José, 1922-2010 - Crítica e interpretação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: AMORIM, José do Carmo. O erudito e o popular em as Intermitências da morte, José Saramago. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11861
Issue Date: 11-Apr-2013
Appears in Collections:PGLETRAS - Mestrado em Teoria Literária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose do Carmo.pdf742.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.