Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11808
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Identidade e alteridade em A confissão de Lúcio de Mario de Sá- Carneiro
Título(s) alternativo(s): Identity and Otherness in A confissão de Lúcio by Mario de Sá-Carneiro
Autor(es): Luz, Alexander Rezende
Primeiro orientador: Gama-Khalil, Marisa Martins
Primeiro membro da banca: Barbosa, Sidney
Segundo membro da banca: Martins, Maria Cristina
Resumo: O duplo na literatura possibilita a reconfiguração para o leitor, da interação entre o Eu e o Outro, entre o conhecido e o desconhecido, entre o mesmo e o diferente. Na novela A Confissão de Lúcio (CL), não é de outro modo; nela, o duplo desafia os limites da identidade e da alteridade, principalmente no que diz respeito ao gênero. Embora seja, a nosso ver, o elemento central na novela, só bem recentemente a relação existente entre o duplo em CL e a identidade Queer começou a ser investigada mais sistematicamente. Entretanto, a pesquisa Queer de CL tem negligenciado refletir, entre outras coisas, sobre a alteridade e a duplicidade do olhar para o Outro na narrativa. Tentando preencher essa lacuna sem, no entanto, nos limitarmos a ela, neste trabalho nos propomos a explorar o duplo, na obra em questão, como metáfora da identidade e alteridade em três instâncias: na relação entre o leitor e a obra (capítulo 1), e na representação das relações inter (capítulo 2) e intrapessoais (capítulo 3) das personagens. Através desta pesquisa, descobrimos que a duplicidade hesitante ou o si-mesmo-como-um-outro, recurso característico do duplo na literatura fantástica, se repete em diversos níveis na leitura da obra. Dupla é a identidade do leitor durante o ato de leitura, bem como o próprio texto que ao mesmo tempo apresenta e nega o que é narrado. Dupla também é a troca de olhares intradiegética entre o Eu e o Outro, mais especificamente entre os dois protagonistas da obra. Lúcio e Ricardo negam enquanto paralela e ocultamente reconhecem no Outro aquilo que ora rejeitam e ora aceitam em si mesmos: sua bissexualidade. Por fim, observamos que o olhar para si mesmo é por sua vez dividido entre auto-alienação e autoconhecimento. A causa dos conflitos nesses olhares intradiegéticos intra e interpessoais é uma política de opressão heterossexista que funciona sutilmente, levando ambos Lúcio e Ricardo a sofrer as consequências de uma homofobia internalizada.
Abstract: The double in literature allows the reconfiguration, for the reader, of the interaction between the Self and the Other, between the known and unknown, and between the same and the different. In the novella A Confissão de Lúcio (CL) it is not otherwise; the double pushes the limits of identity and otherness, especially regarding gender. Although this is, in our opinion, the central element of the novel, only very recently the relationship between CL and Queer identity began to be investigated more systematically. However, Queer research about CL has neglected to reflect, among other things, about otherness and the duplicity of the gaze towards the Other in the narrative. Trying to fill that gap, nevertheless without being limited to it, in this thesis we explore the double as a metaphor for identity and otherness in three instances: in the relationship between the reader and the novella (Chapter 1), and in the representation of interpersonal (Chapter 2) and intrapersonal (Chapter 3) character relationships. We discovered that the "hesitant duplicity" or "the selfas- another" which is a feature of the double in fantastic literature, is repeated at various levels throughout the reading of the book. Dual is the identity of the reader during the act of reading, as well as the text itself as it states and at the same time denies what is narrated. Dual is also the intradiegetic exchange of gazes between the Self and the Other, or more precisely between the two protagonists. Lúcio and Ricardo deny while secretly acknowledge in the Other what they sometimes reject and sometimes accept in themselves: their bisexuality. Finally, we note that the gaze towards themselves is divided between self-alienation and self-knowledge. The cause of these conflicts in intra and interpersonal intradiegetic gazes is a politics of heterosexist oppression that works subtly, leading both Lúcio and Ricardo to endure the consequences of an internalized homophobia.
Palavras-chave: Confissão de Lúcio
Identidade
Alteridade
Duplo
Queer
Identity
Otherness
Double
Literatura brasileira
Novela brasileira - História e crítica
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras
Referência: LUZ, Alexander Rezende. Identity and Otherness in A confissão de Lúcio by Mario de Sá-Carneiro. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11808
Data de defesa: 25-Jan-2010
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss Alexander.pdf938.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.