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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Concepções do sujeito-lírico em cantares de Hilda Hilst
Autor(es): Silva, Lívia Carolina Alves da
Primeiro orientador: Cintra, Elaine Cristina
Primeiro membro da banca: Souza, Enivalda Nunes Freitas e
Segundo membro da banca: Dias, Maria Heloisa Martins
Resumo: O presente trabalho realiza um estudo sistemático sobre a composição do sujeito-lírico na obra Cantares (2004) da escritora Hilda Hilst. Para desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se um método que, partindo da análise e observação da obra, permitiu tecer algumas perspectivas teóricas a respeito de quem é e como se constitui tal sujeito nas poesias hilstianas. Este trilhar nas poesias de Hilst permitiu o levantamento de três relevantes questões sobre a persona lírica da autora: a detecção de um sujeito-lírico que se sabe como alguém construído a partir de seu pertencimento ao outro, externo a ele ou o como o eu projetado fora de si; o deslocamento de um eu para uma máscara e, por fim, um reinventar-se, pensar-se e constituir-se por meio da palavra e da imagem. Tal trajetória culminou na estruturação de três capítulos O ser-além: as faces do duplo na poesia hilstiana , O eu e o outro por trás da máscara e O ser-imagem-palavra na poesia hilstiana nos quais são tratadas, respectivamente, estas três discussões, mostrando a constituição de uma subjetividade que é múltipla e plural.
Abstract: The present work accomplishes a systematic study about the composition of lyrical subject of Hilda Hilst in her work Cantares (2004). In order to develop this research, the methodology used was a combination of analysis and observation of the forementioned Hilst s book. Then some theoretical considerations were taken about who and how the subject is built in Hilst`s poems. By following Hilst s poetry one could face three relevant questions about her lyrical persona: the detection of a lyrical subject that recognizes himself as somebody constructed from his belonging to the other, out of him or as the self projected out of other self; the displacement of his identity by using a mask, and finally the ability of creating itself again, of thinking and constituting itself by means of the image and the word. Therefore this dissertation is organized in three chapters The being-beyond: the double face in Hilda Hilst s poetry , The self and the other behind the mask and The images and the word in Hilda Hilst s poetry in which the discussions proposed above are developed, revealing the building of a multiple and plural subjectivity.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Hilda Hilst
Sujeito-lírico
Lírica moderna
Brazilian literature
Lyrical-subject
Modern lyric poem
Hilst, Hilda - Cantares - Crítica e interpretação
Poesia brasileira - História e crítica
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras
Referência: SILVA, Lívia Carolina Alves da. Concepções do sujeito-lírico em cantares de Hilda Hilst. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11797
Data de defesa: 27-Fev-2009
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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