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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11796
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Tradição, nacionalismo, angústia: um estudo sobre a obra Inocência, de Visconde de Taunay |
Autor: | Oliveira, Luciene Carmo Nonato |
Primer orientador: | Ribeiro, Ivan Marcos |
Primer miembro de la banca: | Pereira, Kênia Maria de Almeida |
Segundo miembro de la banca: | Campato Junior, João Adalberto |
Resumen: | Neste trabalho, analisamos o romance sertanista Inocência, de Visconde de Taunay objetivando um estudo acerca do enfretamento da tradição e a modernidade, sob a ótica do sertanejo dentro das suas concepções tradicionais, aspectos estes considerados arcaicos e agressivos e do homem civilizado, de transição, apreendendo concepções ainda não assimiladas, não sabendo lidar com as mesmas, provocando angústia e sofrimento. Divergindo do posicionamento defendido pelos românticos, entretanto, o sertanejo não é o herói do romance, pois o narrador descreveu seu comportamento sob traços negativos que se contrapõem a toda a tendência, descrita desde de Alencar, de ser ele o legítimo herói nacional. Entre protagonistas e antagonistas, observou-se um possível embate velado entre eles, considerados representantes de duas posições sociais: a urbana versus a sertaneja. Nesse cenário, o narrador se posiciona, expondo a sua opinião sobre algumas atitudes tomadas pelo sertanejo de modo a se justificar perante o público leitor (urbano) esclarecendo que está em desacordo com a postura da personagem. |
Abstract: | In this task, we are going to analyze the Taunay s regionalist novel Inocência, intending to study the conflicts of traditions and modernity, by both countryman s (whose traditional concepts are taken as archaic and offensive features) and urban man s (the civilized man, in transition, suffering by trying to understand and work with concepts yet unknown) point of view. Despite romanticists posture, the countryman is not the Iracema s hero and his behavior is described in negative features opposed to the romanticist trend since Alencar. There is a likely and hidden dispute among protagonists and antagonists taken as representatives of two social classes: the urban and rural ones. The narrator takes place in this scene and appraises the countryman s attitude in order to justify his own opinions before the (urban) readers and elucidate his disagreement to the character s posture. |
Palabras clave: | Romantismo Nacionalismo Modernidade Tradição Angústia Sertanejo Narrador Romanticism Nationalism Modernity Countryman Suffering Tradition Narrator Ficção brasileira - História e crítica |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Linguística, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras |
Cita: | OLIVEIRA, Luciene Carmo Nonato. Tradição, nacionalismo, angústia: um estudo sobre a obra Inocência, de Visconde de Taunay. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11796 |
Fecha de defensa: | 2-feb-2009 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Luciene.pdf | 765.17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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