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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Tradição, nacionalismo, angústia: um estudo sobre a obra Inocência, de Visconde de Taunay
Autor: Oliveira, Luciene Carmo Nonato
Primer orientador: Ribeiro, Ivan Marcos
Primer miembro de la banca: Pereira, Kênia Maria de Almeida
Segundo miembro de la banca: Campato Junior, João Adalberto
Resumen: Neste trabalho, analisamos o romance sertanista Inocência, de Visconde de Taunay objetivando um estudo acerca do enfretamento da tradição e a modernidade, sob a ótica do sertanejo dentro das suas concepções tradicionais, aspectos estes considerados arcaicos e agressivos e do homem civilizado, de transição, apreendendo concepções ainda não assimiladas, não sabendo lidar com as mesmas, provocando angústia e sofrimento. Divergindo do posicionamento defendido pelos românticos, entretanto, o sertanejo não é o herói do romance, pois o narrador descreveu seu comportamento sob traços negativos que se contrapõem a toda a tendência, descrita desde de Alencar, de ser ele o legítimo herói nacional. Entre protagonistas e antagonistas, observou-se um possível embate velado entre eles, considerados representantes de duas posições sociais: a urbana versus a sertaneja. Nesse cenário, o narrador se posiciona, expondo a sua opinião sobre algumas atitudes tomadas pelo sertanejo de modo a se justificar perante o público leitor (urbano) esclarecendo que está em desacordo com a postura da personagem.
Abstract: In this task, we are going to analyze the Taunay s regionalist novel Inocência, intending to study the conflicts of traditions and modernity, by both countryman s (whose traditional concepts are taken as archaic and offensive features) and urban man s (the civilized man, in transition, suffering by trying to understand and work with concepts yet unknown) point of view. Despite romanticists posture, the countryman is not the Iracema s hero and his behavior is described in negative features opposed to the romanticist trend since Alencar. There is a likely and hidden dispute among protagonists and antagonists taken as representatives of two social classes: the urban and rural ones. The narrator takes place in this scene and appraises the countryman s attitude in order to justify his own opinions before the (urban) readers and elucidate his disagreement to the character s posture.
Palabras clave: Romantismo
Nacionalismo
Modernidade
Tradição
Angústia
Sertanejo
Narrador
Romanticism
Nationalism
Modernity
Countryman
Suffering
Tradition
Narrator
Ficção brasileira - História e crítica
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras
Cita: OLIVEIRA, Luciene Carmo Nonato. Tradição, nacionalismo, angústia: um estudo sobre a obra Inocência, de Visconde de Taunay. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11796
Fecha de defensa: 2-feb-2009
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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