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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11793
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Mulher, desejo e morte: dramaturgia e sociedade no inseparável triângulo de García Lorca |
Autor(es): | Passos, Simone Aparecida dos |
Primeiro orientador: | Machado, Irlei Margarete Cruz |
Primeiro membro da banca: | Arantes, Luiz Humberto Martins |
Segundo membro da banca: | Feix, Tânia Alice |
Resumo: | Mulher, desejo e morte: dramaturgia e sociedade no inseparável triângulo de Federico García Lorca investiga os textos Bodas de Sangre (1933), Yerma (1934) e La Casa de Bernarda Alba (1936) como expoentes de um discurso social e individual do autor. Essa dramaturgia retoma a forma mítica de pensar o mundo, o conhecimento do sagrado primitivo e a experiência cíclica da natureza que o homem carrega consigo, ainda que regras venham se sobrepor a essas experiências. A mulher apresentada em suas vivências, sensações e pensamentos é tomada como sujeito. O dramaturgo volta o olhar para o corpo feminino e dá voz a essa mulher que sente, vive e quer ser amada, livre das imposições alheias, regida por seus próprios impulsos. Contudo, dentro da comunidade andaluza de que trata o texto, esse direito lhe é negado. Nessa organização, a mulher é confinada e ao mesmo tempo desprovida de espaço onde possa realizar-se em plenitude. A morte, então, revela-se como uma forma de libertação das amarras sociais e morais que a aprisionam e paradoxalmente sufoca esse espírito de revolta dentro da obra. |
Abstract: | Mujer, deseo y muerte: dramaturgia y sociedad en lo inseparable triángulo de Federico García Lorca investiga los textos Bodas de Sangre (1933), Yerma (1934) y La Casa de Bernarda Alba (1936) como exponentes de un discurso social e individual del autor. Esa dramaturgia retoma la forma mítica de pensar el mundo, el conocimiento de lo sagrado primitivo y la experiencia cíclica de la naturaleza que el hombre lleva consigo, aunque reglas se sobrepongan a las experiencias humanas. La mujer presentada en sus vivencias, sensaciones y pensamientos es tomada como sujeto. El dramaturgo vuelve la mirada hacia el cuerpo femenino y da voz a esa mujer que siente, vive y quiere ser amada, libre de las imposiciones ajenas, regida por sus propios impulsos. Sin embargo, dentro de la comunidad andaluza de que trata el texto, ese derecho le é negado. En esa organización, la mujer es confinada y al mismo tiempo desprovista de espacio donde pueda realizarse en plenitud. La muerte, entonces, se revelas como una forma de libertación de las amarras sociales y morales que las aprisionan y paradojalmente sofoca ese espíritu de revuelta dentro de la obra. Palabra-llave |
Palavras-chave: | Garcia Lorca, Frederico, 1898-1936 - Crítica e interpretação Poesia espanhola - História e crítica Amor na literatura Mulheres na literatura Morte na literatura Teatro Feminino Desejo Morte Femenino Deseo Muerte |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Linguística, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras |
Referência: | PASSOS, Simone Aparecida dos. Mulher, desejo e morte: dramaturgia e sociedade no inseparável triângulo de García Lorca. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11793 |
Data de defesa: | 18-Fev-2009 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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